sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Como criar um bom espaço de estudos

Fonte: Universia

Você já deve estar cansado de ouvir seus pais,professores e familiares dizendo que é importante se dedicar aos estudos, que você não deve estudar apenas no colégio e várias outras recomendações do mesmo tipo. Bem, tudo isso é verdade. No entanto, estudar em casa requer alguns cuidados especiais, principalmente com o local.
O seu espaço de estudos influencia diretamente na sua habilidade e motivação, afinal de contas, dificilmente você vai se concentrar se estiver estudando no chão da sala enquanto sua avó assiste TV e seu cachorro brinca com objetos barulhentos.
 Isso não significa que você precisa de um lugar absolutamente silencioso, mas você tem que identificar qual espaço na sua casa combina mais com a sua personalidade e estilo de aprendizado. Confira 5 dicas para criar um bom espaço de estudos:
  

1. Crie uma rotina

Independente do lugar que você classificar como o seu espaço de estudos, crie uma rotina, habitue-se a estudar sempre no mesmo horário e no mesmo lugar. Pode soar estranho, mas se você tiver uma espécie de “ritual” vai condicionar melhor seu cérebro a reconhecer que aquele lugar e aquela hora serão dedicados especialmente ao estudo.
  

2. Avalie a sua personalidade

Descubra se você é ou não vulnerável a lugares barulhentos e outras distrações ou se um lugar silencioso não é essencial para a sua concentração. Identifique se você apresenta um desempenho melhor estudando durante longos períodos ou se você se sai melhor estudando com pequenos intervalos durante os períodos.
  

3. Escolha um lugar e tome posse dele

Depois de reconhecer alguns aspectos da sua personalidade você será capaz de identificar qual lugar da sua casa atende melhor aos seus requisitos. Tendo escolhido o lugar, tome posse dele. Você precisa reconhecer que aquele lugar será onde você passará algum tempo estudando.
  

4. Preocupe-se com o conforto

É muito importante que durante seus estudos você esteja confortável. Lugares frios ou quentes demais, por exemplo, tendem a tirar a sua concentração. Além disso, verifique se todas as ferramentas que você vai precisar já se encontram lá. Não comece a estudar sem possuir todos os materiais necessários.
  

5. Estabeleça regras

Evite discussões desnecessárias com os seus familiares estabelecendo algumas regras de convivência. Deixe claro qual cômodo da casa será utilizado e em quais horários. Peça que eles respeitem os seus hábitos, mas procure respeitar os outros moradores também. Diga a eles o que você gostaria que fosse evitado durante seus horários de estudo e entre em acordo sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.