sexta-feira, 29 de agosto de 2014

4 dicas para combater o estresse durante as provas

Fonte: Universia

Durante provas ou semanas de avaliações, é muito comum que os estudantes passem por crises de estresse e ansiedade. A chave para evitar esse desequilíbrio e garantir boas notas é se preparar. Além de estudar e revisar os conteúdos que serão avaliados, você deve preparar seu corpo e mente para enfrentarem a pressão e exigências que um teste pode acarretar. Não se esqueça que durante as provas é muito importante que você esteja tranquilo, para que não ocorra o famoso “branco” na hora de dar as respostas e você possa ter o melhor desempenho possível.

Para se prepara e combater o estresse das provas, confira quatro dicas:

1) Durma bem

Manter bons hábitos de sono é essencial para a vida das pessoas, especialmente de estudantes. Durante a semana da prova, não vá dormir tarde e tenha, no mínimo, seis horas de sono diário. De jeito nenhum deixe para estudar o conteúdo da prova na noite anterior ao teste. Se prepare com antecedência e responsabilidade. Sem descanso, a concentração e foco necessários para resolver a prova serão praticamente impossíveis de obter.
  

2) Não se atrase

Evite qualquer tipo de ansiedade. No dia da prova, vá para a escola ou faculdade pelo menos 10 minutos antes do horário normal. Dessa forma, você irá evitar o estresse de chegar atrasado e terá tempo suficiente para se adaptar à sala e ao ambiente do teste.
  

3) Alimente-se bem

Muitas pessoas costumam pular refeições quando estão nervosas. Se esse é seu caso, não faça isso antes ou durante a prova. Seu corpo precisa de energia e, com os alimentos certos, é possível aumentar os níveis de concentração e raciocínio. Além do mais, você não quer ser pego de surpresa por conta de uma fome repentina que irá desviar toda sua concentração.
  

4) Faça uma pausa silenciosa

Quando chegar ao local onde será aplicada a prova, faça uma pausa para relaxar sua mente e limpá-la de quaisquer pensamentos que possam causar ou aumentar a ansiedade. Respire várias vezes com calma e profundamente, concentrando toda sua atenção nos movimentos e sons do seu corpo. Pense em coisas relaxantes e que tragam a sensação de calma, preparando sua mente para o período de concentração que a prova irá exigir. Você pode fazer isso no banheiro, no carro ou até mesmo na sala de aula, dependendo do ambiente.

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