sexta-feira, 22 de agosto de 2014

3 meses de estudo: veja como se organizar e garantir uma boa nota no Enem 2014

Fonte: Universia

As provas do Enem 2014 acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro. Em outras palavras:você tem 3 meses para estudar o que, convenhamos, é um bom tempo se você souber usá-lo. Que tal, então, fazer isso da melhor forma? A Universia Brasil elaborou um cronograma para que você organize os seus estudos mês a mês e garanta um bom desempenho no Exame:

Primeiro mês: agosto

Comece com o pé-direito: antes de começar a estudar, estabeleça quais disciplinas serão estudadas por dia ou semana e separe o material necessário a cada uma delas. Lembre-se de que um bom estudo depende da sua organização, portanto reúna o máximo de informações possíveis e faça bom proveito delas! 



Aproveite também esse primeiro mês para se conhecer melhor. Perceba quanto tempo, em média, você consegue se manter concentrado na leitura, pois dessa forma você poderá estabelecer intervalos de descanso - que são muito necessários - mais proveitosos. Além disso, vá fundo nos estudos! Muitos estudantes se sentem acomodados por pensarem que o Enem está longe, no entanto existem tantos conteúdos a serem revisados que procrastinar certamente não será a melhor ideia caso se queira tirar uma boa nota.


Dica: comece com os conteúdos nos quais você tem maior dificuldade, pois assim você terá mais tempo para entendê-los.

Segundo mês: setembro

Agora que você já viu vários conteúdos, o ideal é que você comece a se testar. Reserve alguns minutos do seu dia para fazer questões a si mesmo sobre matérias já revisadas e perceba se você ainda consegue se lembrar delas. Ao se fazer essas perguntas, perceba quantas você não soube responder ou respondeu de forma errada e procure entender por que você errou. Continue estudando os conteúdos mais difíceis para você, pois ainda resta certo tempo para tentar melhorar o seu domínio sobre eles.

Terceiro mês: outubro

Já que as provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro, podemos dizer que outubro é o seu último mês de estudos, portanto capriche: continue fazendo testes a si mesmo para relembrar os conteúdos revistos e, se necessário, peça para que outras pessoas os façam.

Aproveite este mês também para tirar possíveis dúvidas sobre as matérias com os seus professores e pedir dicas de sites com exercícios e conteúdos a eles. Muitas vezes eles podem ajudá-lo a estudar ainda melhor!

Por fim, essa é a hora de começar a revisar as matérias com as quais você tem mais facilidade, mas se você ainda achar que precisa de mais tempo com outra disciplina, vá em frente e continue a estudando. Cabe a você definir as suas prioridades.

Dica: durante todos os meses, não se esqueça de se alimentar bem e dormir o suficiente. Lembre-se que o importante não é a quantidade de horas estudadas, mas sim a qualidade delas.

Um comentário:

Contribua deixando seu comentário.