sexta-feira, 11 de julho de 2014

Entenda a importância da poesia na formação de estudantes

Por: Universia

Muitas pessoas acreditam que a poesia não é uma matéria importante para a formação acadêmica dos alunos e, por isso, não acham que seja necessário ter aulas de poesia nas salas de aula. Entretanto, ter contato, compreender e entender poesia pode trazer diversos benefícios para os estudantes.

Segundo um artigo publicado no site The Atlantic, em um mundo em que temas que instiguem o pensamento crítico e a reflexão são condenados, a poesia tem perdido cada vez mais espaço nas instituições de ensino. Porém, é essencial que os professores não deixem que esse tipo de literatura seja deixado de lado.


primeiro benefício que a leitura de poesias pode trazer para os estudantes é na questão da escrita e na melhora do relacionamento com a literatura. Hoje em dia, alunos raramente entram em contato com obras clássicas e, por isso, possuem um vocabulário básico para se expressar. Ao lerem poesia, além de conhecerem mais sobre a história da literatura de vários países, eles podem assimilar novos termos para se expressarem e, com isso, escrever e falar melhor.



Além desse benefício, ter contato com a poesia é uma das melhores maneiras de expor os seus sentimentos. Principalmente nos adolescentes, as emoções que eles sentem são difíceis de serem explicadas e eles podem sentir que ninguém os entende. Para evitar esse tipo de sentimento negativo, a poesia pode ser uma grande amiga. Ao lerem sobre as reflexões e sentimentos de outros autores, eles podem se sentir reconfortados e, com isso, se tornarem mais dispostos e confiantes, duas características importantes para estudantes.



Por fim, a poesia sempre foi uma forma de atrair diferentes pessoas. Ao ler uma poesia em voz alta na sala de aula, o professor pode desenvolver o sentimento de comunidade e bem estar entre os alunos. Além de melhorar a convivência entre eles, isso cria um ambiente confortável para que eles sejam eles mesmos e tenham um desempenho melhor.



Por isso, não deixe a poesia de lado. Se você é professor de português ou literatura, instigue a leitura desse tipo de obras para os seus alunos. Essa atitude pode deixá-los mais felizes, melhorar a sua escrita e melhorar o convívio de todos.

Um comentário:

Contribua deixando seu comentário.