segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dicas preciosas para sobreviver à universidade

Fonte: Universia

A universidade pode ser uma fase divertida em que você conquistará novas amizades e dará o primeiro passo em direção ao mercado de trabalho. Porém, fazer uma graduação não é uma tarefa fácil. Se você entrou na universidade esse ano confira dicas para sobreviver até o fim da graduação:

1 – Conheça o seu estilo

Universitários geralmente possuem menos tempo para estudar, por isso, eles devem aproveitar esses momentos da melhor maneira possível. Algumas pessoas preferem estudar enquanto escrevem, outras precisam de estímulos visuais e tem até mesmo aqueles que gravam a aula para escutar mais tarde.Conheça bem o seu estilo e os estudos renderão bem mais.


2 – Tenha um grupo de estudos

Trabalhos universitários costumam ser bem mais complexos e densos que os escolares. Por isso, procure por colegas de sala que possam criar um grupo de estudos com você. Assim, você sempre terá com quem fazer as tarefas difíceis que forem pedidas pelos professores.


3 – Crie um planejamento

Por conta do grande volume de coisas a serem estudadas, universitários devem ter disciplina para seguir um plano de estudos. No começo do mês, elabore um calendário de estudos em que cada dia será revisado uma determinada matéria. Porém, não se esqueça dos descansos: fazer universidade é cansativo e você também deve ter momentos de prazer.


4 – Leia o material complementar

O material complementar proposto pelo professor pode ser uma ótima maneira de aprofundar o seu conhecimento e ter resultados ainda melhores nos testes e trabalhos. Selecione pelo menos uma leitura complementar por disciplina e você estará aproveitando a sua graduação ao máximo.


5 – Envolva-se com as organizações

Caso a sua universidade tenha organizações acadêmicas, como a Atlética, Centro Acadêmicos, grupos de teatro, livro, etc., escolha o que mais tenha a ver com os seus interesses e participe. A universidade não deve ser um local em que você vai somente para estudar e ver os professores: ela deve também ser umafase prazerosa da sua vida. Além disso, ao participar desses grupos, você estará fazendo mais amizades e transformando a instituição em um lugar mais agradável para os outros.


6 – Faça anotações

As aulas da universidade costumam ser densas e com muitas informações em um curto espaço de tempo. Por isso, não deixe de anotar coisas importantes ao longo da aula. Existem estratégias para fazer anotações melhores, você só precisa descobrir a que funciona melhor para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.