terça-feira, 8 de julho de 2014

Conheça os problemas mais comuns dos estudantes na hora de estudar

Por: Universia


Você acha que é o único que não consegue se focar na hora de estudar? Você está enganado: estudantes possuem alguns problemas comuns na hora do estudo. Veja quais são as dificuldades que alunos passam enquanto estudam:


1 – Distrações
Você costuma estudar com o seu celular em cima da mesa, bem ao alcance dos seus olhos? Repense esse hábito: mesmo que ele esteja no silencioso, a tentação de esticar a mão e olhar as últimas notificações dos aplicativos pode diminuir o seu foco. Portanto, deixe o seu telefone dentro da bolsa ou em outro cômodo, mas sem estar no silencioso. Desligue os avisos dos aplicativos e só vá atender ao celular quando alguém ligar para você. Mas o celular não é a única distração: televisão, computador, tablets e até mesmo outros livros podem deixá-lo sem vontade de estudar. Procure um ambiente em que existam poucos objetos que possam diminuir a sua atenção e tente seguir o seu plano de estudos.

2 – Falta de organização
Um plano de estudos é essencial para que o estudante não se perca enquanto estuda. Ou seja: antes de colocar vários livros na sua frente e começar a abrir todos eles, selecione alguns tópicos que você precisa rever nesse dia. Por exemplo: se você tem dificuldade com Química, separe pelo menos duas horas para fazer exercícios e estudar termos e conceitos da matéria. Entretanto, o seu plano deve conter períodos de pausa: o seu cérebro não consegue se concentrar por muito tempo sem descanso. Por isso, um dos possíveis motivos para você não conseguir estudar de forma eficaz é a falta de organização e planejamento.


3 – Fadiga física e mental
Muitas vezes, se sentir cansado não significa somente uma exaustão física: você também pode sentir cansaço mental. Se sentir indisposto mentalmente é um dos principais motivos para os estudantes perderem o foco enquanto estudam. Se você já tirou todas as distrações da sua frente e possui um planejamento, mas não consegue se concentrar mesmo assim, isso pode ser um sinal de que o seu cérebro está esgotado. Nesses casos, o melhor a se fazer é parar por umas horas para fazer alguma atividade prazerosa, como assistir a um filme ou jogar vídeo-game. Por outro lado, o cansaço físico também é algo que prejudica os estudos. Se você está se sentindo muito cansado depois de um dia de trabalho ou várias aulas, é importante que você descanse um pouco antes de começar a estudar.


4 – Ansiedade
Comum principalmente antes de provas, a ansiedade é um dos piores inimigos para os estudantes. Pessoas ansiosas se sentem inquietas, não conseguem se concentrar em nada e têm vontade de fazer outras coisas. Se você está se sentindo assim, é interessante que antes de começar a estudar você tente técnicas de meditação. Caso esteja sem paciência para meditar, procure pelo menos fazer alguma atividade relaxante, como tomar um banho quente ou um chá. O objetivo principal disso é que você se sinta menos “acelerado” e consiga manter o foco nos estudos.


5 – Desconforto
Não encontrar um lugar ou uma posição confortável para estudar pode ser um problema determinante na hora dos estudos. Por isso, evite ficar na cama ou com roupas justas ou curtas. Vista algo que não o incomode e fique sentado em uma cadeira que deixe as suas costas eretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.