sexta-feira, 4 de julho de 2014

Como solucionar a falta de atenção nos estudos

Por: Universia


Muitos estudantes acreditam que a hora dos estudos é um dos piores momentos do dia. Eles não conseguem se concentrar (por mais que se esforcem) e acabam desperdiçando o tempo reservado para estudar tentando se focar. Se você se encontra nessa situação, saiba que existem algumas coisas que podem ajudá-lo a se concentrar mais durante enquanto estuda. Confira:

1 – Tenha tudo perto de você
Ter as coisas mais importantes perto de você é uma ótima maneira de diminuir a falta de atenção. Ou seja: ao iniciar a sua rotina de estudos, deixe uma garrafa de água perto de você, vá ao banheiro antes, não se esqueça de ter vários lápis e canetas ao seu redor e, caso fique estudando por bastante tempo, tenha um lanchinho do seu lado. Dessa forma, as chances de você precisar levantar para buscar ou procurar algo se tornam menores e desenvolver o foco enquanto estuda se torna mais fácil.

2 – Procure um local adequado
Por mais confortável que você se sinta estudando em sua cama, evite fazer isso. O nosso cérebro cria padrões em relação a certos lugares e, por isso, ele associa a sua cama ao descanso e sono. Crie o hábito de estudar sentado em uma cadeira, com uma mesa na sua frente, onde você terá lugar suficiente para consultar e escrever em livros, cadernos, apostilas, etc. Paralelamente a isso, estudar em uma cama pode fazer mal para a sua coluna: além de ser ruim para a sua saúda, a dor pode diminuir a sua concentração. Além disso, busque por um local quieto e com poucas pessoas que possam o distrair. Caso a sua instituição seja muito barulhenta e não exista um espaço adequado para estudar em sua casa, busque por bibliotecas, parques tranquilos ou centros culturais.


3 – Tenha autocontrole

Um dos principais motivos para que as pessoas tenham dificuldade de estudar é porque sua própria mente fica divagando e pensando em outras coisas. Essa característica é comum em muitos estudantes, entretanto, é essencial que você desenvolva um autocontrole nesse aspecto. Se você está com problemas pessoais, deixe-os de lado por algumas horas somente para focar exclusivamente nos estudos. Além disso, algumas pessoas ficam, no fundo, se perguntando se esse esforço realmente vale a pena. Se esse é o seu caso, diga para si mesmo: “É por meio dos estudos que eu vou atingir bons resultados e investir na minha carreira”. Tenha um discurso para as vezes que você se sentir desmotivado para estudar.


4 – Utilize a tecnologia

Atualmente, existem diversos sites e aplicativos que podem melhorar a sua capacidade de manter o foco durante os estudos, principalmente para as pessoas que não aguentam ficar muito tempo sem acessar redes sociais e outros aplicativos de smartphones. A Universia Brasil reuniu alguns dos melhores dessa categoria com uma série de matérias dicas úteis de aplicativos. É só escolher o que mais irá ajudá-lo a se concentrar e melhorar o seu desempenho enquanto estuda.

5 – Faça exercícios físicos
Muitos estudos já comprovaram que os exercícios físicos, além de fazerem bem para o nosso corpo, também trazem benefícios para o cérebro. Cultive uma rotina saudável, com alimentos que aumentam a disposição, e tenha o hábito de realizar alguma atividade aeróbica, como fazer caminhada ou bicicleta. Além de deixá-lo mais disposto, o exercício físico desenvolve a capacidade de se manter focado.


6 – Descanse

Um dos principais motivos para estudantes estarem desmotivados na hora dos estudos é o cansaço. Por isso, após assistir às aulas, descanse um pouco antes de começar a estudar. Assista à televisão, leia um livro ou tire uma soneca. Estando descansado, será mais simples se manter focado enquanto estuda, além de melhorar a sua capacidade de memorizar a assimilar conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.