quinta-feira, 12 de junho de 2014

Quer escrever de forma mais concisa? Leia em voz alta

Fonte: Universia

Especialmente para quem trabalha ou estuda escrevendo frequentemente, é comum se perguntarem como eles podem fazer textos mais concisos e diretos, mas sem perder nenhuma informação importante. Apesar de isso parecer uma tarefa difícil, é possível conseguir isso com algumas estratégias.

O primeiro método para ser mais conciso é ler em voz alta o que você acabou de escrever. Se você se enrola durante a fala e sente dificuldade para manter a concentração, isso é um sinal de que seu texto pode ser mais direto, sem perder o significado.
Outra maneira de “enxugar” as partes que estão sobrando no seu texto é criando listas. Estabeleça temas e subtemas e, a partir deles, escreva tópicos curtos. Dessa forma, somente a informação mais essencial é escrita e o leitor não terá que passar muito tempo lendo palavras a mais.

Além disso, é possível utilizar recursos gráficos para chamar mais a atenção para os pontos importantes. Assim como os estudantes utilizam a caneta marca texto para destacar termos e conceitos fundamentais, sublinhe ou deixe em negrito as passagens mais importantes do seu texto. Assim, se o leitor quiser saber somente a ideia geral do que está escrito, ele poderá fazer isso sem precisar ler todas as frases.

Por fim, pense no seu texto como uma sequência de ação. Assim como em um filme, todas as cenas devem ter um propósito pensando no final. Releia várias vezes o seu texto, veja quais passagens não acrescentam em nada e as elimine.

Tendo essas dicas em mente, os seus textos serão de fácil leitura e entendimento, sem precisar demandar muito tempo dos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.