quarta-feira, 11 de junho de 2014

Dicionário de inglês inclui 'selfie' e 'hashtag' entre os seus verbetes

Por: G1
Os verbetes 'Selfie' e 'hashtag' estão entre as mais de 150 novas palavras adicionadas ao dicionário Merriam-Webster, o mais vendido nos Estados Unidos, destacando a influência crescente da tecnologia na vida cotidiana.
"Muitas desdas palavras novas mostram o impacto da conectividade online nas nossas vidas e trabalho", disse Peter Sokolowski, editor do Merriam-Webster.
"Selfie e hashtag dizem respeito às formas como nós nos comunicamos e compartilhamos informação como indivíduos", acrescentou.
Surgida no mundo das redes sociais, 'selfie' foi admitida na versão online do dicionário em inglês Oxford em 2013, que a elegeu a palavra do ano.
O Merriam-Webster definiu 'selfie' como "uma imagem de si próprio, tirada por si próprio, usando uma câmera digital especialmente para postar em redes sociais".
Outras palavras como 'crowdfunding' (financiamento coletivo), 'big data' (tecnologia usada para administrar dados digitais) e 'gamification' (uso de elementos dos jogos em áreas como marketing, por exemplo) também foram adicionadas, demonstrando "como a tecnologia está sendo usada para entender e motivar o comportamento", destacou o dicionário.
Outra 'novata' foi 'catfish', definida como a pessoa que cria um perfil falso numa rede social com o objetivo de enganar alguém.
Veja algumas das novas palavras e seus significados, segundo o dicionário:
Selfie: "Uma imagem de si próprio, tirada por sí próprio usando uma câmera digital especialmente para postar em redes sociais". Primeira citação: 2002.
Hashtag: "Palavra ou frase que precedida pelo symbolo # que classifica ou categoriza o texto que o acompanha (como em um tweet). Primeira citação: 2008
Big Data: "Um acúmulo de dados que é muito grande e complexo para o processamento por ferramentas tradicionais de gerenciamento de banco de dados". Primeira citação: 1980
Crowdfunding: "A prática de solicitar contribuições financeiras a partir de um grande número de pessoas, especialmente a partir da comunidade on-line". Primeira citação: 2006
Gamification: "Processo de adicionar jogos ou elementos dos jogos a algo (como uma tarefa), de modo a incentivar a participação das pessoas". Primeira citação: 2010
Catfish: "Pessoa que cria um perfil pessoal falso em um site de redes sociais para fins fraudulentos ou enganosos". Primeira citação: não consta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.