terça-feira, 17 de junho de 2014

Devo estudar para o vestibular no final de semana?


O estudante que está se preparando para o vestibular estuda durante toda a semana, o dia todo com pequenos e rápidos intervalos para descanso, lanche e idas ao banheiro. Quando chega o final de semana, ele fica naquela mistura de sentimentos entre o alívio e a preocupação em relação a continuar os estudos ou descansar.

A opinião dos professores é unânime quanto a essa questão. O candidato que passa maior tempo dedicando-se leva a melhor. Entretanto, eles também afirmam que é necessário separar um momento de descanso para a mente. O recomendado é aproveitar parte do final de semana para dar uma olhada no material de estudo, mas também descansar e fazer as coisas que gosta, pois mente cansada não assimila nada.

O ideal é saber dividir o tempo do final de semana para aproveitar as duas coisas. Por exemplo, geralmente algumas escolas durante o terceiro ano do Ensino Médio tem o costume de realizar aulas aos sábados no período da manhã e, à tarde, aplicar simulados. Caso seu colégio tenha esse hábito, nada de estudar durante a noite. Aproveite esse tempo para espairecer a cabeça, descansar e fazer outras atividades como ir ao cinema, ao shopping, à pizzaria etc.

No domingo, o interessante é que você aproveite um dos períodos (ou a parte da manhã ou a parte da tarde) para se dedicar a alguma leitura específica ou disciplina mais leve. O estudante que não possui aula e provas aos sábados deverá optar por fazer isso nos dois dias do final de semana. Lembrando que isso deve ser feito somente em um dos períodos do dia.

Dessa forma, o vestibulando passará o final de semana tranquilo e com a sensação de dever cumprido, pois soube conciliar as duas atividades, tanto o descanso quanto o estudo, e poderá voltar na segunda-feira com pique total para a sua rotina de preparação.

A mesma proposta é recomendada para os feriados. Caso o feriado não seja prolongado, utilize um dos períodos do dia para leituras e revisão de determinado conteúdo. Se a folga for de mais dias, é interessante se organizar para não ficar muito tempo parado e acabar perdendo o ritmo da rotina de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.