quinta-feira, 26 de junho de 2014

Conheça o caminho definitivo para se livrar de hábitos ruins

Por: Universia

Algumas pessoas sabem que possuem hábitos que devem ser abandonados, mas, mesmo assim, sentem uma grande dificuldade para livrar-se deles. Se você se encontra nessa situação, é possível conseguir alcançar o seu desejo fazendo algumas perguntas para você mesmo. Porém, fique atento: para que isso seja efetivo, as respostas devem ser honestas.

Um dos primeiros erros que as pessoas cometem ao querer mudar um hábito é ser radical. Se você está muito acostumado a ele, será difícil se livrar em pouco tempo e sem preparação. Por isso, pergunte-se: “estou preparado para mudar o meu hábito por pelo menos um mês?”. Se a resposta for positiva, esforce-se ao máximo para diminuir ou cessar o hábito por 30 dias. Depois desse tempo, é possível que a vontade de voltar à situação antiga seja muito menor.


A segunda pergunta que você deve se fazer é: “se eu fizer isso todos os dias, quais são os resultados futuros?”. Dependendo do seu hábito, as consequências prejudiciais dele não aparecem no curto prazo. O cigarro, por exemplo, poderá trazer complicações sérias para a sua saúde após alguns anos de uso. Se você sabe que esse hábito pode prejudicá-lo no longo prazo, é um sinal para que você se livre dele.


A próxima pergunta que deve ser feita é se o prazer desse hábito vale a pena o quanto ele o prejudica. Provavelmente, a resposta será não. Mas ao ter isso claro na sua mente, será mais fácil criar um plano de ação para se livrar dele. Pessoas que não conseguem criar o hábito de estudar, por exemplo, podem sentir prazer em fazer outras atividades. Entretanto, as consequências da falta de estudo são as notas ruins. Será que essa troca vale a pena?



Por fim, a pergunta que você deve fazer a si mesmo é: “eu posso contar a ajuda de outras pessoas?”. Dependendo do tipo de hábito que você tem, ter a ajuda dos seus amigos e familiares pode facilitar o processo. Se você costuma postergar tudo, peça para que seus amigos e colegas de trabalho o lembrem de que ainda existem tarefas a serem terminadas.



Por meio dessas perguntas e resposta, a sua mente estará mais preparada para se livrar dos hábitos negativos e se preparar para receber uma nova rotina mais positiva para você. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.