sexta-feira, 6 de junho de 2014

Brasil é o 3º no ranking de países onde os estudantes têm mais medo de matemática

Fonte: Universia


Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) divulgou recentemente novos dados do PISA(Program for International Student Assessment), estudo que revela dados da educação pelo mundo. No relatório, o Brasil foi apontado como o 3º país no qual os estudantes têm mais medo da matemática, perdendo apenas para a Tunísia e a Argentina.
 Para obter os resultados, foram apresentadas aos estudantes afirmações como “eu me sinto extremamente nervoso resolvendo problemas matemáticos”. Cada aluno avaliou o quanto essa frase se adequava ao seu sentimento, num grau de 1 a 4, que variava de “concordo plenamente” a “discordo plenamente”.

Não por acaso, os países nos quais os estudantes têm mais medo da disciplina são os que apresentam as piores perfomances nela.

Outra informação interessante diz respeito ao esforço dos alunos para desempenhar as lições e entender a matéria. Vinte e cinco países nos quais os estudantes se esforçam até entender o conteúdo tiveram médias até 20 pontos maiores. Esse, porém, não foi o caso do Brasil: aqui, 56% dos alunos afirmaram esforçar-se nas tarefas (número maior do que a média da OECD, de 46%), entretanto a performance melhorou apenas cerca de 10 pontos.

Confira, a seguir, a lista dos 10 países nos quais os estudantes têm mais medo de matemática:

1º - Tunísia
2º - Argentina
3º - Brasil
4º - Tailândia
5º - Jordânia
6º - México
7º - Malásia
8º - Chile
9º - Costa Rica
10º - Romênia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.