sexta-feira, 25 de abril de 2014

Aprenda técnicas para lembrar a matéria da prova

Por: Universia


Mesmo estudando com antecedência, muitos alunos enfrentam problemas na hora de lembrar os conteúdos das provas. As causas para isso são diversas: nervosismo, método pouco eficiente de revisar a matéria ou problemas de memória. Algumas atitudes, no entanto, podem ser tomadas para minimizar esse transtorno.

As associações entre textos e imagens, por exemplo, costumam funcionar bem com vários alunos. Isso porque nosso cérebro sente maior facilidade em lidar com informações que se relacionam de alguma forma, criando ligações entre dados.

Uma boa revisão de conteúdo pode ser o diferencial na hora de lembrar a matéria. Portanto, dedique-se totalmente aos seus momentos de estudo, afastando todas as distrações. Caso você tenha que estudar pela internet, existem aplicativos que bloqueiam o acesso às redes sociais, como o Selfcontrol. Use-os ao seu favor! A seguir, veja mais 3 técnicas que podem melhorar os seus estudos:

1 – Meditar
A meditação traz paz e calma e, assim, ajuda você consegue se manter mais concentrado enquanto estuda.

2 – Explicar a matéria para outra pessoa
Ao explicar o conteúdo para uma pessoa que não o conhece, você cria a sua própria linha de raciocínio e facilita o processo de memorização.

3 – Criar jogos
Jogos de memória, quizzes, testes... Todas essas são ótimas formas de memorizar conteúdos, e é possível desenvolver esse tipo de atividade em sites como o Examtime. Tente você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.