Fonte: Prolivro.Org
Um pouco de história!
“... o livro didático surgiu
já na Grécia Antiga - Platão aconselhava o uso de livros de leitura que
apresentassem uma seleção do que havia de melhor na cultura grega; a partir
daí, o livro didático persistiu ao longo dos séculos, sempre presente em todas
as sociedades e em todas as situações formais de ensino. Um exemplo: "Os
Elementos de Geometria", de Euclides, escrito em 300 a.C., circulou desde
então e por mais de vinte séculos como manual escolar; outros exemplos são os
livros religiosos, abecedários, gramáticas, livros de leitura que povoaram as
escolas por meio dos séculos. Ao longo da história, o ensino sempre se vinculou
indissociavelmente a um livro "escolar", fosse ele livro
"utilizado" para ensinar e aprender, fosse livro propositadamente
"feito" para ensinar e aprender. Professores e alunos, avaliadores e
críticos que, hoje, manipulam tão tranquilamente os livros didáticos nem sempre
se dão conta de que eles são o resultado de uma longa história, na verdade, da
longa história da escola e do ensino”. Magda Soares, doutora em Educação pela
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estuda há anos a importância do
livro didático no dia-a-dia do magistério. (1)
“O
Livro didático nos conecta com a realidade e abre as portas da imaginação”.ABRELIVROS
Além de ser um importante suporte para o Educador, o LIVRO DIDÁTICO é também
uma fonte de conhecimento para os alunos, que ao longo de cada ano navegam em
suas páginas para descobrir como estudiosos e cientistas explicam os fenômenos
da natureza, da física, da matemática e do corpo humano; da vida social e
cultural e da história dos homens e de nosso país. Aprendem a calcular. Aprendem
a ler e a dominar sua língua e outros idiomas; e, descobrem a literatura e
diferentes olhares sobre a realidade humana e mundos diferentes.
O livro, por meio de seu conteúdo, imagens e linguagem é uma forte ferramenta
para tangibilizar a aprendizagem e formação cultural e humana, desvendando todo
o conhecimento e cultura produzidos até hoje pela humanidade. Possibilitam o
desenvolvimento de competências e habilidades nas diferentes áreas de
conhecimento. Ferramenta colocada nas mãos dos professores e estudantes
brasileiros, do ensino básico, para facilitar o processo de aprendizagem e o
protagonismo.
Por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), criado em 1985, o Livro
Didático já se tornou questão de política pública e é distribuído para os
estudantes do ensino básico de toda a rede pública de ensino do país. Uma
conquista reconhecida por outros países e governantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua deixando seu comentário.