Por: Guilherme Dearo
Faculdade
O primeiro ano é mais
comum com outros cursos de comunicação, com matérias conjuntas. “Esse ciclo dá
uma ideia mais geral e abrangente da profissão. O aluno passa por aspectos mais
teóricos de comunicação e Publicidade. Mas, a partir do segundo ano, começa a
entrar nas especificidades da carreira e nas competências do dia-a-dia, como
criação, mídia e planejamento”, explica Gustavo Borrmann.
Assim como a
profissão, as disciplinas são diversas. Ao mesmo tempo em que há Economia, há
Fotografia. Cada matéria anima um tipo de aluno, mas desanima outros. O
importante é passar por tudo durante o curso para descobrir preferências.
A empresa júnior é
importante, conta muito na hora de entrar no mercado de trabalho. “É importante
vivenciar num ambiente seguro como uma agência funciona. Você chega a uma
agência de verdade entendendo mais do processo, quais são suas responsabilidade
e a dos outros”.
Os caminhos da Publicidade

Estágio
Por mais que existam
muitas agências, tem mais demanda por vagas de estágio que oferta. Assim, não é
muito fácil conseguir uma vaga, principalmente na área específica que se
deseja.
O mercado exige muita
competência do estagiário. E ele já é considerado ativo dentro do grupo, que
costuma ser enxuto. Não será igual na faculdade, onde podem ficar 100%
ensinando. Ele precisa se provar minimamente competente e aos poucos subir na
empresa.
“Antes de começar a
trabalhar é importante ter um portfólio para apresentar. Fazer coisas
interessantes na faculdade já é um começo para preenchê-lo”, aconselha Bruno
Sanchez. “Encare trabalhos legais da faculdade como experiência, não apenas
para tirar nota”.
Mercado de trabalho e o
dia-a-dia da profissão
Sempre há dúvidas
sobre qual área seguir, você não precisa decidir logo de cara qual ramo da
Publicidade você quer. É tentativa e erro, valorizar experiência. “Não pode
deixar de aproveitar uma oportunidade só porque não é seu foco naquele momento
ou a área que estava procurando. É importante ver como é, se é sua cara, sem
medo de errar”, analisa Bruno.
Os assuntos são muito
diversos, em uma mesma semana se fala de refrigerante e agrobusiness, cada dia
você descobre uma coisa, mergulha em um tema diferente.
Mitos sobre a profissão
“Tem um mito de que é
sempre muito fácil e é uma diversão, de que se vai ganhar muito dinheiro ao
mesmo tempo em que se trabalha pouco. Não é bem assim, o nível de pressão e
carga de trabalho é bem grande. Por outro lado, é um ambiente que permite ser
livre para ter ideias e criar, é muito dinâmico”, analisa Gustavo.
Outro mito se refere
à impressão comum entre os estudantes de Publicidade de que a parte de criação
é a coisa mais legal. “Mas, a partir do momento que os semestres passam,
professores e disciplinas apresentam novos pensamentos aos alunos, que
descobrem outras coisas legais da carreira além da criação”, diz Gustavo.
As características importantes
de um publicitário
O trabalho nunca é
individual. As coisas sempre serão feitas em equipe. Então o profissional
precisa saber ouvir e ser flexível, saber lidar com as pessoas, contornar
divergências.
Para Bruno e Gustavo,
é importante também a vontade de aprender coisas novas todos os dias e ser uma
pessoa inquieta, que corre atrás de novas ideias e soluções.
Criatividade,
habilidade importante, é vista como necessária só na criação. Contudo, ela é
necessária em tudo, desde o atendimento e planejamento até na arte, na execução
e edição de um vídeo ou de um conteúdo para mídia. “Mexer com criatividade faz
com que você tenha um ambienta mais descontraído, liberdade de questionar muita
coisa”, afirma Gustavo.
O publicitário também
precisa ser uma pessoa que não é apegada à rotina, já que todo dia há um
trabalho diferente, uma temática diferente. E o horário pode variar muito.
Pode-se passar a noite da agência até chegar à resposta ideal. “Inspiração não
é algo mágico. Ela é um processo, que consiste em fazer as perguntas certas. Só
respondendo a essas perguntas se chega naquela ideia salvadora”, conta Gustavo.
//
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua deixando seu comentário.