quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

5 dicas eficientes para prender a atenção do público em apresentações

Fonte: Universia

Fazer apresentações, seja no colégio, na universidade ou em uma empresa, normalmente causa certo desconforto nos palestrantes. Mesmo quando o assunto é especialidade da pessoa que deve discursar, é comum que a ansiedade tome conta e por isso as coisas não saiam como planejadas. Para evitar que erros ocorram e garantir que o público esteja atento ao conteúdo apresentado, existem algumas dicas que você deve seguir.

Confira 5 dicas eficientes para prender a atenção do público em apresentações:

1. Lembre-se de contar uma história
Ao fazer uma apresentação, lembre-se de que você está contando uma história. Não importa qual seja o assunto sobre o qual você deve discursar; manter a atenção dos espectadores depende da maneira como você junta os tópicos e torna aquilo interessante. Por isso, esforce-se para que você fale de maneira clara, apresentando uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão que estejam perceptivelmente relacionados, como em uma dissertação.

2. Os espectadores esperam que você seja eficiente
Para que você mantenha em mente que precisa fazer uma boa apresentação, lembre-se de que o público espera observar algo que os mantenha interessados e que acrescente algo para o conhecimento deles de alguma forma. Dessa maneira, as chances de você se esforçar e ter sucesso durante a apresentação são significantemente maiores.

3. Dê foco maior às imagens em slides
Utilizar slides durante sua apresentação pode ajudar você a manter uma linha de raciocínio e não se perder em meio a pensamentos. Porém, colocar textos muito longos será desinteressante ao público, até mesmo porque você provavelmente desviará sua atenção para ler as informações projetadas na tela, o que também faz com que os espectadores fiquem desatentos. Por isso, procure dar um foco maior às imagens em suas apresentações, colocando tópicos curtos, como palavras-chave que ajudem você a se lembrar daquilo que precisa falar.

4. Citações
Procure usar citações que venham de alguém que tenha alguma relação com a área do projeto que você deve apresentar. Isso chamará a atenção do público e dará mais credibilidade ao ponto que você deseja transmitir.

5. Não fique parado
É importante que você não fique sempre parado em um local fixo durante toda a apresentação. Procure mover-se lentamente enquanto você explica um assunto, fazendo com que o público acompanhe seus movimentos e, consequentemente, seu raciocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.