domingo, 10 de novembro de 2013

Por que domingo é o dia mais deprê da semana?

Fonte: Super Abril
Por: Anna Carolina Rodrigues


Domingo pode gerar uma sensação desagradável de fim de felicidade. Em 1969, o Minnesota State Hospital, nos Estados Unidos, descobriu que, nesse dia, algumas pessoas têm falta de entusiasmo semelhante à dos pacientes com depressão. Mas o culpado não é o domingo. É a segunda-feira. “As pessoas tendem a preferir sexta a domingo porque na sexta nós vemos o fim de semana que chegará e no domingo a única coisa em que pensamos é na semana de trabalho”, disse a neurocientista americana Tali Sharot no fórum de tendências TED. Ou seja, é uma questão de antecipação. E, assim, a culpa pode recair em tudo que envolve domingo: programas da TV, lojas fechadas na rua etc. Claudio Martins, da Associação Brasileira de Psiquiatria, diz que pessoas que sofrem com mudança de rotina ficam perdidas ao ter que preencher o domingo. “Gente sem um núcleo afetivo estabelecido, familiar ou amoroso, sente um vazio”, explica. Já os que gostam do trabalho ou têm um bom relacionamento afetivo e se divertem com os amigos tendem a gostar mais de domingo.


O dia mais chato da história...
...Foi 11 de abril de 1954 (quem leu a seção Ciência Maluca de maio sabia). Um programa cruzou 635 milhões de fatos históricos e constatou que nada relevante aconteceu nesse dia – um domingo.

Sunday, boring Sundae
O sundae foi criado por volta de 1880 em homenagem ao domingo (que, em inglês, é sunday). Diz a lenda que as crianças ganhavam o doce quando se comportavam na missa. 

VÍdeocassetadas de novo!?
Domingo é o dia de maior audiência na TV. pensar no que fazer (parque ou cinema? praia ou shopping?) no dia de folga pode desgastar as pessoas, segundo o psicólogo Claudio Martins. Por isso, largar-se no sofá é tão tentador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.