quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Como ler bem



Por: Marla Rodrigues
Fonte: Equipe Brasil Escola 

Ler não é um ato mecânico, pelo contrário, deve ser um ato prazeroso completamente desligado da ideia de obrigatoriedade. Não é fácil gostar de ler. Quem não adquiriu o hábito durante a infância dificilmente se encantará a cada vez que entrar em uma livraria. No entanto, muitos já perceberam que ler é essencial para se conseguir algo nesta vida. 

Se você não gosta de ler, mas ao menos gostaria de gostar, aqui vão dicas que podem ajudar-lhe a se entusiasmar – ou pelo menos a suportar a relação entre você e os livros. Primeiramente é importante ter a consciência de que saber ler não significa saber compreender e este é um problema sério em nosso país. Pelo menos 38% dos brasileiros têm dificuldade em interpretar aquilo que lê. Isto é grave e deve ser combatido. Como? Com esforço próprio. 

A compreensão depende muito da bagagem cultural do indivíduo e é por este motivo que a maioria dos livros indica a faixa etária ideal para lê-los. Se você ainda é jovem, em torno dos 13 anos, procure livros que tenham a ver com você. Ler Machado de Assis nesta época não vai ajudá-lo a gostar deste grande nome da literatura brasileira. Cada coisa a seu tempo. Para gostar de ler é preciso ler aquilo que lhe dá prazer, mesmo que isto seja um gibi! 

Para criar o hábito da leitura, reserve um tempo do seu dia para praticar. Para que isto dê certo é preciso ser rigoroso, nada de dizer “ah, eu leio amanhã”. Lendo todos os dias o ato passará a ser corriqueiro e com o tempo se tornará um hábito inadiável. O ato de ler pode ser encarado como um ritual: procure um local tranqüilo, confortável e bem iluminado. Separe algo para beber e fique confortável (debaixo de uma mantinha quente ou de ar condicionado bem potente). Se você passar a ler em condições impróprias, o ato de ler pode ser associado à ideia de desconforto e aí “tchau” hábito da leitura. 

Na ânsia de atingir o objetivo você pode acreditar que ler vários livros ao mesmo tempo pode ajudá-lo. Ledo engano. Um livro por vez é o indicado. Curta a história, entregue-se aos pensamentos e aproveite este momento (já ouviu dizer que ler é uma “viagem”?). Preocupe-se em manter um dicionário por perto, para poder consultar todas as palavras que não fazem sentido para você. Fazendo isto, além de compreender o que está lendo, a expressão passará a fazer parte do seu vocabulário. 

Escreve bem quem lê muito e escreve melhor quem lê e escreve muito. Assim como o esporte, a leitura e a escrita devem ser exercitados. Quanto antes você começar, mais rápido atingirá o seu objetivo e lembre-se: o vestibular vem aí. Você está preparado para a redação?

10 comentários:

  1. Gostaria de saber nomes das escolinhas que esta cadatrasda Educar minas

    ResponderExcluir
  2. Olá Valdiza, tudo bem?
    Todos os cursos e faculdades estão disponíveis em nosso site: www.educamaisbrasil.com.br.
    Realize a sua inscrição de acordo com o seu estado, cidade e depois o curso e instituição que deseja.
    Você pode acompanhar o seu status de aprovação através da nossa central de atendimento ou do Portal do Aluno.
    O login é o seu CPF e a senha é o e-mail principal informado no ato do cadastro em nosso site.
    Abraços e boa sorte! :D

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Sou de Fortaleza CE e tenho uma filha de 6 anos, e sempre estudou no período integral... Mas estou querendo saber como faço pra conseguir uma bolsa para ela, preciso saber se aqui em Fortaleza existe algum colégio que eu consiga!
    Obrigada
    Me chamo Kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia Silva, tudo bem?
      Iniciamos nosso processo seletivo para 2016.1. As inscrições estão disponíveis no site durante todo o ano. São 10 mil instituições de ensino disponíveis em nosso site: www.educamaisbrasil.com.br.
      Temos bolsas de até 70% para Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação (Presencial e EAD), Curso Técnico, Cursos Profissionalizantes, Preparatório para Concursos, Educação Jovens e Adultos, Pré-Vestibular/Enem e Idiomas.
      Realize a sua inscrição gratuita de acordo com o seu estado, cidade e depois o curso/instituição que deseja.
      Você pode acompanhar o status de aprovação através da nossa central de atendimento ou do Portal do Aluno. Não deixe de conferir o regulamento no site.
      Abraços e boa sorte! :D

      Excluir
  4. A criança ja estuda na escola o próximo ano ela pode continuar pelo o educa mais Brasil??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? A bolsa terá validade até a conclusão do período acadêmico, conforme segue:
      PERÍODO ACADÊMICO Educação Infantil Ensino Fundamental (anos iniciais) Ensino Fundamental (anos finais) Ensino Médio DURAÇÃO DA BOLSA Grupo 2 ao Grupo 5 1º ao 5º Ano 6º ao 9º Ano 1º ao 3º Ano.
      Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento através dos números 4007 2020 (Capitais e regiões metropolitanas). Abraços!

      Excluir
  5. Olá, tenho uma filha matriculada em uma escola particular, recentemente soube que está mesma escola participa do educa mais brasil, posso tentar uma bolsa para mante-la nesta mesma escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O Educa Mais Brasil tem como foco a inclusão educacional, ou seja, beneficiar pessoas que estejam fora do cenário da educação no País.
      Somente estarão aptos a participar da seleção os candidatos que nunca estiveram matriculados na Instituição de Ensino. Em caso de dúvidas, estou à disposição. Abraços!

      Excluir
  6. Como faço pra fazer a matrícula de Uma aluna para o Panorama Colégio, série oitava Fundamental.E outra no Rosa Mística Segundo ano fundamental. Campina Grande Paraíba.

    ResponderExcluir
  7. A bolsa terá validade até a conclusão do período acadêmico, conforme segue:
    PERÍODO ACADÊMICO Educação Infantil Ensino Fundamental (anos iniciais) Ensino Fundamental (anos finais) Ensino Médio DURAÇÃO DA BOLSA Grupo 2 ao Grupo 5 1º ao 5º Ano 6º ao 9º Ano 1º ao 3º Ano.
    Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento através dos números 4007 2020 (Capitais e regiões metropolitanas). Abraços!

    ResponderExcluir

Contribua deixando seu comentário.