terça-feira, 19 de novembro de 2013

19/11 - Dia da Bandeira

Fonte: Brasil Escola
Por: Leandro Carvalho

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.

As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa.  

Temos notícias de que as primeiras bandeiras foram visualizadas na antiguidade, eram utilizadas nos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. Atualmente, no mundo contemporâneo, todo Estado-nação possui uma bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos. Dessa maneira, a instituição da comemoração do dia da bandeira acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.

8 comentários:

  1. Moro em Recife-pe no bairro do cacote quais os colégios dessa área está escrito e como posso fazer para escrever minha filha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? O Educa Mais Brasil está realizando o processo seletivo para 2016.2. Para 2017.1 iniciaremos no mês de outubro. Confira todas as opções de cursos disponíveis aí em sua cidade acessando o site: www.educamaisbrasil.com.br.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  2. Olá queria saber como posso cadrasta pois tenho duas crianças 🚸 em colégio particular pois tenho quatro crianças e o gasto ésta muito alto. E provavelmente em 2017 vai ser 3 crianças na escola
    Imail:francielemenezes2017@Gmail .com
    Aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franciele Menezes, tudo bem?
      Todos os seus filhos podem concorrer por uma bolsa de estudo e você também. :)
      O Educa Mais Brasil está realizando o processo seletivo para 2017.1. 
      São mais de 15 mil instituições de ensino disponibilizando bolsas de estudo de 70% do maternal ao ensino fundamental.
      Todas as escolas estão disponíveis no site: www.educamaisbrasil.com.br.
      Selecione a modalidade que deseja, série ou, seu estado, cidade e depois a instituição.
      Após, acompanhe o status de aprovação diariamente no Portal do Aluno ou com a central de atendimento. Não deixe de conferir o regulamento no site.
      Abraços e boa sorte! :D

      Excluir
  3. Boa noite.
    Quero inscrever minha filha, mas, tenho dúvidas em qual grupo ela se encaixa.
    Data de nascimento dela é 09/04/2014.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valentina estetica, bom dia!
      Recomendo que entre em contato com a instituição de ensino para verificar o grupo escolar.
      Em caso de dúvidas estou à sua disposição. Abraços!

      Excluir
  4. Ola.
    Estou procurando uma bolsa para minha filha, ela tem 2 anos e 7 meses. A questão é que não sei em qual grupo ela se encaixa.
    Preciso de orientação.
    A data de nascimento dela é 09/04/2014.
    Aguardo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valentina estetica, boa tarde!
      Você pode conferir o grupo com a escola que deseja pleitear a bolsa de estudo. Abraços! :)

      Excluir

Contribua deixando seu comentário.