Cérebro tem 'janela' para aprendizado de idiomas entre 2 e 4 anos, quando influências exteriores têm maior impacto na linguagem.
Cientistas britânicos e americanos descobriram que entre dois e quatro
anos de idade existe uma janela crítica de formação no cérebro - período
em que este está aberto a um determinado tipo de experiência - para o
aperfeiçoamento da linguagem.
Através do escaneamento do cérebro, pesquisadores perceberam que
influências exteriores têm o seu maior impacto antes dos quatro anos de
idade, quando as ligações entre os neurônios se desenvolvem para
processar novas palavras.
A pesquisa, divulgada na publicação cientifica "The Journal of
Neuroscience", sugere que distúrbios que causam atraso na linguagem,
como o autismo, devam ser abordados mais cedo. O estudo também explica
por que as crianças têm facilidade em aprender mais de um idioma.
A pesquisa
Os cientistas, do Kings College em Londres, e da Brown University em Rhode Island, estudaram 108 crianças com desenvolvimento cerebral normal e com idades entre um e seis anos. Eles usaram exames cerebrais para estudar a mielina - substância responsável por proteger o circuito neural, que se desenvolve desde o nascimento.
Para surpresa dos especialistas, os testes indicaram que a distribuição
da mielina é fixada a partir dos quatro anos, o que sugere que o
cérebro é mais plástico nos primeiros anos de vida. Eles preveem que
qualquer influência ambiental sobre o desenvolvimento do cérebro será
mais forte na infância.
Isso explica por que a imersão de crianças em um ambiente bilíngue
antes dos quatro anos de idade oferece uma melhor chance de elas se
tornarem fluentes em ambas as línguas, a pesquisa sugere.
Segundo os pesquisadores, existe um momento crítico durante o
desenvolvimento em que a influência exterior sobre as habilidades
cognitivas pode ser maior.
Jonathan O'Muircheartaigh, da Kings College, que liderou o estudo,
disse à BBC: 'Uma vez que o nosso trabalho parece indicar que os
circuitos do cérebro associados com a linguagem são mais flexíveis antes
dos quatro anos de idade, a intervenção em crianças com atraso na
execução da linguagem deve ser iniciada antes dessa idade crítica.'
'Isso pode ser relevante para muitos distúrbios de desenvolvimento,
como o autismo, em que o atraso na fala é um traço comum no início.'
Habilidade linguística
A primeira infância é uma época em que as habilidades linguísticas se desenvolvem muito rapidamente. Aos 12 meses de idade, os bebês têm um vocabulário de até 50 palavras, mas aos seis anos este pode chegar a cerca de cinco mil palavras.
Competências linguísticas estão localizadas nas áreas frontais do lado
esquerdo do cérebro. Por isso, os pesquisadores esperavam que uma
quantidade maior de mielina fosse produzida no lado esquerdo do cérebro
enquanto as crianças desenvolvem a linguagem.
No entanto eles descobriram que a quantidade de mielina se manteve
constante, mas teve uma influência mais forte sobre a capacidade
linguística antes dos quatro anos de idade, sugerindo que há uma janela
crucial para intervenções em transtornos do desenvolvimento.
'Este trabalho é importante, pois é o primeiro a investigar a relação
entre a estrutura do cérebro e a linguagem na primeira infância, e a
demonstrar como essa relação muda com a idade', disse Sean Deoni da
Brown University, copesquisadora do estudo.
'Isto é importante já que a linguagem é geralmente alterada, ou
retardada, em muitos casos de crianças com problemas durante a fase de
desenvolvimento, tais como o autismo.'
Estudo a longo prazo
Comentando o estudo, Dorothy Bishop, do Departamento de Desenvolvimento Neuropsicológico da Universidade de Oxford, disse que a pesquisa acrescentou novas informações importantes sobre o desenvolvimento inicial das ligações em regiões do cérebro importantes para funções cognitivas.
'Há evidências sugestivas sobre a relação entre ligações no cérebro e o
desenvolvimento da linguagem, mas é muito cedo para ter certeza sobre
as implicações funcionais dos resultados', disse ela.
'Idealmente, seria necessário um estudo de longo prazo seguindo as
crianças por um determinado tempo para acompanhar como as mudanças
estruturais do cérebro são relacionadas a função da linguagem.'
O estudo foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde Mental nos Estados Unidos e pelo Wellcome Trust na Grã-Bretanha.
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