sexta-feira, 26 de julho de 2013

Bacharelado vs. Tecnológico: qual é o melhor?


Os bacharelados possuem duração maior e mais disciplinas de cunho teórico quando comparados a cursos tecnológicos similares. Em geral permitem maior flexibilidade quanto a possibilidades de inserção profissional. Por exemplo: um administrador recebe formação que o habilita a atuar nas áreas financeira, de logística, de recursos humanos etc.. Já os cursos tecnológicos na área promovem uma determinada habilitação (gestão de recursos humanos ou gestão financeira, por exemplo).


Os cursos tecnológicos receberam forte expansão a partir da última década do século passado; tal fato se deveu à proposição por parte do governo federal de diminuição do tempo de formação e de oferta de profissionais capacitados que atendessem a demandas específicas das empresas, sem a necessidade de aprofundamento teórico mais abrangente.

Justamente por tal especificidade, encontram bons nichos de colocação profissional, desde que haja necessidade deste profissional em determinado momento econômico. A contrapartida está na limitação que o profissional pode encontrar se precisar ou desejar realizar o que se chama de “deslocamento horizontal”, isto é, migrar para outro setor de atuação na mesma profissão. Para ampliar suas chances neste caso, caberia buscar cursos de especialização e aprimoramento em setores específicos de atuação.

Como a remuneração média do profissional formado em um curso tecnológico é em geral menor do que a do bacharel, as perspectivas de mercado tem sido ampliadas. Este profissional se ocupa de atividades que buscam aumentar a produtividade das indústrias, como controle de qualidade dos processos e produtos, logística de estocagem e de fluxo de produtos, intermediação entre operários e corpo gerencial das empresas, acompanhamento da linha de produção, entre outras.

Considere que a remuneração depende também de outras variáveis como cursos de especialização, experiência profissional e carreira construída em determinada empresa.

Um comentário:

  1. Meu nome é Diego Ezidio Monteiro, formado em Gestão Comercial. Conclui meu curso há 3 anos e no meu primeiro ano de faculdade tive tive um aumento considerável de salário. No meu segundo ano de faculdade tive uma proposta para ser supervisor. Penso que o tecnológo é um curso para uma pessoa que sabe em que área quer atuar. Hoje muita barreira foi quebrada,pois as empresas estão abertas para esta modalidade de curso.Os benefícios são vários, inclusive fazer uma pós!Meu conselho é: Procurar cursos que são aprovados pelo Mec. Abraços...

    ResponderExcluir

Contribua deixando seu comentário.