sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dia Mundial do Doador de Sangue


O Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado todo 14 de junho e tem como objetivo enfatizar a importância deste ato de solidariedade, incentivando a população a praticá-lo.

Em uma bolsa de sangue são doados aproximadamente 480 ml e com esse material é possível ajudar até quatro pessoas diferentes. A doação dura aproximadamente 40 minutos, entre entrevista, triagem física e clínica, e a coleta. O material é analisado para identificar a presença de doenças infectocontagiosas, como sífilis, hepatite B e C, HIV e doença de chagas. Os resultados podem ser consultados pelos doadores.

Quem pode doar?

Para a doação é pré-requisito ter acima de 18 anos, não possuir nenhum doença infectocontagiosa, estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, fazer uma alimentação leve e não fumar 2h antes, bem como não ingerir bebida alcoólica por 24h antes da doação. Pessoas que contraíram a dengue devem aguardar o fim dos sintomas por 30 dias, enquanto quem teve gripe deve esperar uma semana.

Jovens a partir de 16 anos precisam comparecer acompanhados dos pais. O homem pode doar quatro vezes ao ano, com intervalos de dois meses entre cada doação. Já a mulher pode doar três vezes, com o intervalo de três meses. É preciso apresentar documento de identificação com foto. Vale lembrar que o doador tem garantido direito ao abono de uma falta por ano no dia da doação, assegurado pela lei federal 1.075 de 27/03/1950.

Com informações do A Tribuna On-line 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.