terça-feira, 25 de junho de 2013

Confira 10 dicas para tornar sua pesquisa no Google mais eficiente

Fonte: Educação UOL

1- Pesquise uma palavra ou frase exata - Para pesquisar uma palavra ou um conjunto de palavras utilize aspas duplas ("Palavra"). Exemplo: "Jorge Amado".

2- Pesquise várias palavras - Utilize o operador + para assegurar que os resultados incluam tudo o que for digitado. Exemplo: física+quântica.

3- Exclusão de uma palavra - Se você quiser pesquisar um assunto e excluir alguns resultados de sua pesquisa utilize o hífen (-). Exemplo: biologia -botânica. Neste caso, a busca apresentará todos os resultados que não tenham relação com a botânica.

4- Inclusão de palavras similares - Quando quiser pesquisar palavras que tenham significados parecidos utilize o símbolo ~ . Exemplo: flor~botânica~planta.

5- Pesquisa dentro de um site, domínio ou URL - Caso queira procurar informações em uma única página, insira o tema de sua busca mais a palavra site. Exemplo: química site:uol.com.br. Essa função também serve para pesquisar por domínios de websites, como: .org, edu.Exemplo: química site:.edu. Neste caso, você também pode usar o operador link: para pesquisar por páginas que vinculam a uma URL. Por exemplo, para encontrar páginas vinculadas ao www.uol.com.br . Exemplo: link:uol.com.br .

6- Termos desconhecidos - Em uma consulta o asterisco (*) serve para agregar informações quando um dos termos é desconhecido. Por exemplo, você precisa fazer uma pesquisa sobre os ditados populares que tenham a palavra água. Para isso, insira no buscador o exemplo abaixo e os resultados aparecerão. Exemplo: água*ditado popular.

7- Pesquise uma ou outra palavra. Utilize o operador OR (em maiúsculo) entre temas que deseja procurar. Com ele, a pesquisa retorna resultados incluindo algum dos termos pesquisados. Exemplo: Olimpíadas 2012 OR 2016.

8- Pesquise um intervalo numérico. Quando utilizar o Google Acadêmico você pode usar o operador no título: Como o próprio nome diz, ele retorna os resultados que inclui o termo definido na pesquisa no título. Exemplo: presidente do Chile 2006..2010.

9- Defina o tipo de arquivo. Caso queira filtrar sua consulta, de acordo com o tipo de arquivo (.ppt,.htlm, .xls), insira filetype: [tipo de arquivo]. Exemplo: filetype:ppt

10- Pesquisa por título - Quando utilizar o Google Acadêmico você pode usar o operador no título:, no qual, como o próprio nome já diz, retorna resultados que inclui o termo definido na pesquisa no título. Exemplo: notítulo: Fernando Pessoa.

Um comentário:

  1. Maravilha estas dicas, pois tinha dificuldade nas pesquisas.Obrigada pela ajuda.
    Um grande abraço com toda a minha simpatia!

    ResponderExcluir

Contribua deixando seu comentário.