terça-feira, 11 de junho de 2013

10 perguntas frequentes em entrevistas de emprego

Fonte: Universia

Saber exatamente o que será perguntado a você em uma entrevista de emprego pode ser essencial para garantir sua contratação. A maioria das empresas tem um roteiro com questões que sempre são perguntadas. Sendo assim, você pode ter as respostas previamente planejadas para ter mais segurança durante sua entrevista.

Confira 10 perguntas frequentes em entrevistas de emprego e saiba como respondê-las:

1. "Conte um pouco sobre você"
Essa é uma pergunta que provavelmente farão logo no início da entrevista. É importante que você se lembre de contar características profissionais e experiências de emprego anteriores. Tente ser o mais breve e completo possível durante sua descrição.

2. "Quais são seus pontos fortes?"
Normalmente as empresas especificam nos anúncios de emprego algumas características que consideram essenciais em um candidato, como, por exemplo, "facilidade com relacionamentos interpessoais". Lembre-se de quais foram os elogios que você costumava receber em outros trabalhos e cite suas qualidades principais que se encaixem com o perfil da empresa.

3. "Quais são seus pontos fracos?" 
Sua chance de ser contratado pode depender do que você responder a essa pergunta. Não seja honesto demais. Pense em pontos fracos sobre você que não se encaixem diretamente com o emprego ou cite características que são mais positivas do que negativas como, por exemplo, "as pessoas costumam dizer que sou organizado demais".

4. "Por que você quer trabalhar nessa empresa?" 
Aproveite essa pergunta para fazer alguns elogios à empresa. Explique o motivo de esse ser o trabalho ideal para você, relacionando suas características com as qualidades da empresa.

5. "Por que você saiu do seu último emprego?" 
Se você ainda não teve um emprego, essa questão não é para você. Caso contrário, responda com profissionalismo. Não faça reclamações sobre o seu chefe anterior se esse foi o motivo que fez você deixar seu último trabalho. O melhor é dizer que você queria procurar por novas experiências.

6. "O que você sabe sobre a nossa empresa?"
As empresas costumam fazer essa pergunta para ter certeza de que você sabe a que trabalho está se candidatando. Pesquise sobre a empresa antes de ir à entrevista e foque sua resposta em alguns fatos sobre a história da companhia e sobre o caminho que ela segue atualmente.

7. "De qual conquista pessoal você tem mais orgulho?" 
Tente se lembrar de conquistas que se relacionem com a vaga para a qual você está se candidatando.

8. "Conte sobre algum problema que você enfrentou no seu emprego anterior (ou durante algum projeto na sua universidade) e como você lidou com isso" 
É importante que a empresa saiba que você não tem dificuldades em lidar com problemas e sabe como resolvê-los. Pense em algo que mostra que você consegue trabalhar sob pressão e tem facilidade em se comunicar.

9. "O que você espera fazer nos próximos 5 anos?" 
Deixe claro que você espera ter prosperado no trabalho e que está animado com a oportunidade. A empresa não te contratará se você disser que deseja trabalhar lá durante o menor período de tempo possível para depois procurar uma oportunidade melhor.

10. "Quais são suas expectativas de salário?" 
Pesquise sobre quanto uma pessoa da sua idade e com a sua experiência profissional costuma receber e calcule uma média para responder a essa pergunta. Dizer que você está mais interessado no aprendizado que a empresa pode te oferecer do que no salário também é uma boa alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.