Do UOL, em São Paulo

Fazer exercícios práticos e estudar aos poucos ao longo de todo o curso foram apontados como as melhores formas de aprendizagem por beneficiar diretamente alunos de diferentes idades e habilidades.
De acordo com a pesquisa - divulgada pelo jornal da Associação pela Ciência Psicológica do país, o resumo e as marcações nos textos como ferramentas de aprendizagem possuem benefícios limitados. A primeira técnica não é considerada tão eficiente, poi
s é necessário um treinamento extensivo para seu sucesso. Quanto à segunda prática, foi observado pouco aumento no desempenho dos estudantes.
O uso de perguntas elaboradas, de auto-explicação e de uma prática intercalada de estudo recebeu utilidade moderada dentro dos parâmetros da pesquisa.
Parâmetros
O trabalho avaliou os benefícios gerais levando em consideração quatro categorias de comparação: *condições de aprendizagem, características do estudante, materiais e critérios das tarefas. As 10 técnicas analisadas foram selecionadas de acordo com a facilidade de utilização e preferência dos estudantes.
Muito interessante. Seria muito bom se professores conhecessem e divulgassem essas outras técnicas de estudo, pois creio que a maioria dos estudantes, seja de qual instituição ou nível de ensino for, usa as técnicas 'erradas'. Mais estudantes aprenderiam mais. Aprenderiam a aprender da melhor forma.
ResponderExcluirMuito boa a Matéria
ResponderExcluir