quarta-feira, 15 de maio de 2013

Grifar é forma de estudo pouco eficiente; confira melhores técnicas


Do UOL, em São Paulo

Um estudo realizado por pesquisadores de quatro universidades dos Estados Unidos indica que resumir e grifar textos são técnicas com baixa utilidade para o aprendizado dos estudantes. Das dez práticas avaliadas pelo trabalho científico, outras três compõem a lista com pior avaliação: criação de palavras-chaves, uso de imagens para fixação de conceitos e releitura.

Fazer exercícios práticos e estudar aos poucos ao longo de todo o curso foram apontados como as melhores formas de aprendizagem por beneficiar diretamente alunos de diferentes idades e habilidades.

De acordo com a pesquisa - divulgada pelo jornal da Associação pela Ciência Psicológica do país, o resumo e as marcações nos textos como ferramentas de aprendizagem possuem benefícios limitados. A primeira técnica não é considerada tão eficiente, poi
s é necessário um treinamento extensivo para seu sucesso. Quanto à segunda prática, foi observado pouco aumento no desempenho dos estudantes.

O uso de perguntas elaboradas, de auto-explicação e de uma prática intercalada de estudo recebeu utilidade moderada dentro dos parâmetros da pesquisa. 

Parâmetros
O trabalho avaliou os benefícios gerais levando em consideração quatro categorias de comparação: *condições de aprendizagem, características do estudante, materiais e critérios das tarefas. As 10 técnicas analisadas foram selecionadas de acordo com a facilidade de utilização e preferência dos estudantes.

2 comentários:

  1. Muito interessante. Seria muito bom se professores conhecessem e divulgassem essas outras técnicas de estudo, pois creio que a maioria dos estudantes, seja de qual instituição ou nível de ensino for, usa as técnicas 'erradas'. Mais estudantes aprenderiam mais. Aprenderiam a aprender da melhor forma.

    ResponderExcluir

Contribua deixando seu comentário.