segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vestibulandos: como escolher a universidade certa para você


O mercado do ensino superior está se ampliando cada vez mais com diversas universidades oferecendo o mesmo curso e mais uma série de benefícios. Então como escolher a universidade certa? É claro que certas coisas são bastante valiosas quando se trata de um curso universitário - como o reconhecimento da própria instituição -, mas nem sempre nome é o mais importante.


Veja a seguir uma lista de dicas que pode ajudar você a fazer uma escolha segura e adequada ao seu perfil de estudante e suas possibilidades financeiras:

Como escolher a universidade certa para você: 1. Visite as opções 
Antes de decidir em qual universidade pretende estudar, visite as opções que tem em mente. Não faça um simples tour de reconhecimento, entre em contato com a reitoria e peça para acompanhar um dia comum na universidade, com aulas, estudantes, etc. Dessa maneira você pode vivenciar a experiência da universidade e identificar com qual das rotinas você mais se identifica.

Como escolher a universidade certa para você: 2. Converse com os estudantes
Apresente-se, pergunte o que eles acham da faculdade, peça que eles apontem as melhores e piores características de cada uma delas. Os estudantes podem oferecer as visões mais realistas a respeito da universidade - melhor que qualquer reitoria e até mesmo professores.

Como escolher a universidade certa para você: 3. Questione valores
Se as suas opções são todas universidades particulares, uma boa ideia é comparar os valores das mensalidades. Lembre-se de que na universidade esse não é o único gasto. Por isso também pode ser interessante questionar os professores a respeito da lista de leituras necessárias e afins. Você vai precisar encontrar uma que se adapte às suas possibilidades financeiras.

Como escolher a universidade certa para você: 4. Converse com a sua família
Seus pais podem ajudá-lo nessa decisão, especialmente se eles forem os responsáveis financeiros pelo seu curso. Diga a eles o que você prefere, justifique e ouça o que eles têm a dizer a respeito. Tudo isso pode ajudar você a tomar uma decisão coerente.

Como escolher a universidade certa para você: 5. Pense nas próximas etapas
Você está só começando a faculdade, mas uma boa dica é verificar se a universidade escolhida oferece bons cursos de pós-graduação. Em geral estudantes formados pela universidade ganham descontos em cursos de pós-graduação, o que pode facilitar a sua escolha.


Um comentário:

Contribua deixando seu comentário.