quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Enquete finalizada - Bullying



A última enquete realizada aqui no blog do Educa Mais Brasil encerrou no dia 29 deste mês. Foram 501 votos de pessoas que acessaram o mesmo durante um mês.

O questionamento era:Você acha que o bullying sofrido na escola poderia ser evitado se...”

·        A instituição de ensino criasse um conceito para promover a paz e cultura entre os alunos. 104 votos (20%);
·        Os professores desenvolvessem métodos para conscientizar cada vez mais seus alunos. 80 votos (15%);
·        Os pais estivessem mais presentes na vida escolar dos seus filhos. 317 votos (63%).

Segundo o resultado da enquete, para evitar o bullying nas escolas, os pais precisam estar mais presentes na vida escolar dos seus filhos.
O bullying escolar nada mais é que um tipo de agressão que pode ser física ou psicológica, que ocorre repetidamente e intencionalmente, onde ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas. Infelizmente é uma das formas de violência que mais cresce no mundo.
O bullying, de fato, sempre existiu. O que ocorre é que, com a influência da televisão e da internet, os apelidos pejorativos foram tomando outras proporções.

Selecionamos algumas dicas do blog Conversando com os pais (http://lila-conversandocomospais.blogspot.com.br/2010/05/bullying-e-preciso-levar-serio.html) para auxiliar os mesmos a ajudarem seus filhos da forma mais adequada.

Como a família pode ajudar

Os pais devem estar alertas para o problema – seja o filho vítima ou agressor pois ambos precisam de ajuda e apoio psicológico. 
- Mostre-se sempre aberto a ouvir e a conversar com seus filhos.
- Fique atento às bruscas mudanças de comportamento.
- É importante que as crianças e os jovens se sintam confiantes e seguros de que podem trazer esse tipo de denúncia para o ambiente doméstico e que não serão pressionados, julgados ou criticados.
- Comente o que é o bullying e os oriente que esse tipo de situação não é normal. Ensine-os como identificar os casos e que devem procurar sua ajuda e dos professores nesse tipo de situação.
- Se precisar de ajuda, entre imediatamente em contato com a direção da escola e procure profissionais ou instituições especializadas.

Existe no Brasil, um projeto de Lei contra a prática do Bullying. Enquanto isso, em muitos estados você pode discar 100 para denunciar o abuso e pedir ajuda do Conselho Tutelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.