quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Como se preparar para entrevistas e dinâmicas de grupo


Por: IBC Coaching

Construir uma carreira de sucesso é o sonho de todo jovem que está iniciando sua vida profissional. Mas conseguir uma boa colocação nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso muita preparação, tempo e paciência.


As entrevistas, dinâmicas em grupos e testes psicológicos costumam assustar os candidatos. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a se preparar melhor e se dar bem com os recrutadores:
Seja você mesmo

O medo do desconhecido, o temor de não saber como se comportar podem ser prejudiciais. A dica é ser você mesmo. Seja transparente em suas ações e diga sempre a verdade. Não seja artificial e nem minta ser ou saber o que você não é e não sabe.

Lembre-se que os recrutadores estão preparados para identificar os seus comportamentos. Por isso, seja o mais natural possível.

Treine antes
Se você é tímido ou inseguro, experimente treinar em frente ao espelho e depois verifique o que precisa ser melhorado. Tome cuidado com as gírias e a postura. Lembre-se que o corpo também fala.

Informe-se
Para se preparar melhor e conseguir mais segurança na hora da entrevista, uma dica valiosa é se informar sobre a empresa, seu ramo, sua missão, pesquisar sobre os requisitos mínimos para o preenchimento da vaga, se é mesmo onde pretende trabalhar e o que você pode oferecer de melhor se for o escolhido.

Fique atento aos detalhes
Falar demais também atrapalha, seja objetivo, fale somente o que for necessário no momento.
Cuidado para não falar demais e tomar o tempo de outros candidatos. Lembre-se que outras pessoas também estão competindo com você!
Nunca fale mal de uma empresa por onde passou ou de pessoas com quem trabalhou. Esses pontos podem te eliminar do processo seletivo.
Não dê ênfase a aspectos negativos (pessoais ou profissionais) para não causar uma má impressão. Aponte seus pontos positivos e suas maiores habilidades e competências.
Fique atento ao traje
Caso tenha dúvidas, pergunte antes do dia da entrevista se existe um traje obrigatório. Caso não tenha, opte por trajes sociais. Utilize sempre o bom senso e fique atento aos detalhes: sapatos bem cuidados, acessórios, cabelo, barba e etc.
Candidatos com trajes desastrosos podem até se sair bem em alguns quesitos, mas podem perder pontos por não estarem adequados, além de se sentirem constrangidos por estarem diferente dos demais.

Prepare um bom currículo
Um bom currículo deve constar dados pessoais, formação acadêmica e experiências profissionais ou mais significativas (empregos anteriores, idiomas, cursos, palestras, viagem para o exterior...).
O currículo deve ter no máximo duas páginas, mais que isso perde a objetividade. Seja sempre claro e sucinto.

Elimine o medo de falar em público
Não tenha medo de falar em público e nem de seu concorrente. Mostre segurança e confie em suas qualidades.
O ponto fundamental para falar de si mesmo é se conhecer. Conheça suas maiores competências e pontos que precisam ser melhorados.

Cuidado ao falar do salário
Caso a questão salarial não tenha sido falada antes da entrevista, pergunte de forma gentil e sempre no final para não demonstrar aos recrutadores que o interesse maior pela vaga é apenas o salário.
Lembre-se: não existem candidatos ruins, existem candidatos preparados ou não para determinadas vagas!

Os itens mais avaliados pelos recrutadores são o: conhecimento, as habilidades e o comportamento.

Esse conjunto de fatores é determinante para o preenchimento ou não de uma vaga.
O nervosismo e medo sempre vão existir, mas não deixe que ele te domine e te impeça de mostrar quem você é, e de conquistar o que você quer.

Aproveite as dicas e boa entrevista! 

http://www.ibccoaching.com.br/blog/artigos/como-se-preparar-para-entrevistas-e-dinamicas-de-grupo/

2 comentários:

  1. Achei excelente já que existem tantas dúvidas, em relação em como se comportar, na hora de uma entrevista para um emprego.

    ResponderExcluir

Contribua deixando seu comentário.