segunda-feira, 12 de novembro de 2012

8 maneiras de ser produtivo quando estiver cansado




 Depois de um longo dia de trabalho é difícil encontrar motivação para fazer outras tarefas necessárias, como ir para a faculdade, fazer compras, limpar o quarto ou completar lições de casa, com leituras e exercícios. Esses deveres, entretanto, são necessários, pois ninguém será encarregado de obrigações que pertencem apenas a você.

A seguir veja oito dicas que vão ajudar você a encontrar motivação para ser produtivo mesmo quando estiver cansado:

1. Comece logo de cara
Se você chegar em casa e não se concentrar logo naquilo que precisa fazer, dificilmente conseguirá encontrar forças para fazer isso depois. Adiar tarefas quando você está cansado é uma grande armadilha. O cansaço não vai passar, apenas o tempo, e você ficará cada vez mais atrasado naquilo que deve fazer.

2. Vá para outro lugar
É muito provável que sua cama e sofá sejam tentações fortes demais para resistir. Evite esse problema e vá direto para outro local, como uma biblioteca ou sala de estudos, por exemplo. Você também deve evitar usar computadores que possuam acesso liberado para redes sociais.

3. A regra dos dez minutos
Seja lá o que você precisa fazer, um projeto ou trabalho, aplique a regra dos dez minutos mínimos. Se suas tarefas forem levar bem mais que dez minutos, aumente o tempo mínimo de permanência em cada uma.

4. Escolha os trabalhos certos
Dentro daquilo que estiver sob seu controle, procure fazer projetos que realmente tenha a ver com você, seus objetivos e propósitos. Dessa forma você estará naturalmente motivado para completar o que necessita, mesmo quando o cansaço for muito grande.

5. Se exercite
Os exercícios físicos podem ser um dos maiores aliados na hora de espantar o estresse e fadiga. Fazer 30 minutos de atividade podem aumentar sua energia e disposição para aquilo que precisa fazer.

6. Tenha um cronograma
Saiba exatamente tudo o que você precisa saber, passo a passo. Ter esse controle é algo necessário para manter a disciplina quando se está cansado.

7. Levante-se mais cedo
Você também pode mudar a rotina. Ao invés de fazer as tarefas depois do trabalho, pode acordar mais cedo para completá-los.

8. Cuidado com o perfeccionismo
Não exija de si o mesmo rendimento que teria se estivesse descansado e sem sono. Isso jamais vai acontecer, nem que você consuma litros e mais litros de café. Se perceber que não há como trabalhar mais, durma pelo menos 15 minutos. Um cochilo rápido pode ajudar você a recuperar a concentração.

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/11/12/981027/8-maneiras-ser-produtivo-quando-estiver-cansado.html

Um comentário:

Contribua deixando seu comentário.