quarta-feira, 14 de novembro de 2012

8 coisas que você nunca deve dizer ao entrevistador




Durante o preparo para um entrevista de emprego é necessário prestar atenção em itens como roupa (qual é o código de vestimenta utilizado pela empresa), trajeto (para evitar atrasos e imprevistos), entre outros aspectos. Apesar de toda preparação, porém, você nunca poderá adivinhar quais são as perguntas ou situações que irá enfrentar na hora da entrevista.
Para ajudá-lo a evitar gafes, separamos oito coisas que você não deve dizer ao entrevistador de maneira alguma: 

1. Desculpas ruins para o atraso
Antes de tudo, você não deveria estar atrasado. Cometer esse erro já é algo muito negativo para sua imagem. Jogar a culpa em outras pessoas ou dar desculpas que deem a entender que você não se preparou com a responsabilidade que deveria também é algo muito ruim. Dizer, por exemplo, que não encontrou ninguém para cuidar de seus filhos pode despertar dúvidas quanto à sua real disponibilidade para com o emprego.

2. Anúncios errados
Se você tem uma viagem longa de férias planejada, de um mês, por exemplo, não fale isso durante a entrevista. Guarde este tipo de informação para quando já tiver uma proposta de emprego.

3. Posicionamentos políticos
A não ser que esse tipo de informação seja exigência para o emprego que você busca, deixe seus posicionamentos políticos para outra hora, preferencialmente fora do escritório.
  
4. Objetivos de carreira divergentes
Se você está se candidatando para um emprego na área de farmácia, por exemplo, não diga para o entrevistador que seu sonho é trabalhar com artes plásticas.

5. Gravidez
Não arrisque o emprego com esse tipo de informação. Espere até que a vaga esteja garantida e os três meses de risco da gravidez tenham passado para contar.

6. Falar mal do ex-chefe
Seu último chefe pode ter se comportado como um verdadeiro psicopata, mas em uma entrevista esse não é o tipo de informação que você deseja compartilhar com seu potencial próximo chefe.

7. Paquerar
Paquerar a recepcionista, o segurança, outros funcionários ou o próprio entrevistador é uma péssima postura para a entrevista de emprego.

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/11/14/981879/8-coisas-voce-nunca-deve-dizer-ao-entrevistador.html

Um comentário:

  1. Eu dou algumas dicas:
    - Se prepare com antecedência, roupa adequada ao perfil da vaga pleiteada e com a empresa que a disponibiliza.
    - Pontualidade.
    - Cordialidade com as pessoas ao redor, mantendo uma moderada discrição.
    - Esteja atualizada (mundo, econõmia, esportes, lazer,outros).
    - Use sempre a verdade, mentir para impressionar pode ser uma decepção revelada durante a própria entrevista.
    - Seja autêntico, as empresas não estão contratando robõs, por isto acredite em suas habilidades e potênciais,somente saiba apresentá-los de maneira correta.
    - Use a linguagem apropriada para a vaga pretendida, mesmo para atividades mais modernas ou arrojadas, a moderação é conveniente.
    - Olhe nos olhos do entrevistador com simpatia, mas transmitindo sinceridade ao falar.
    - Independente das circunstãncias de seu último emprego, procure ressaltar as coisas boas que ocorreram. Falar mal ou criticar lhe colocam sob duvidas, pois a outra parte não está presente para de defender.
    - Acredite, se não for desta, tente outra vez.

    Procure estar atualizado, mesmo desempregado, há sempre cursos oferecidos pelo governo ou entidades a custo zero, aproveite o tempo para se conhecer melhor, aprender com os erros e investir em novas habilidades.

    Cleyton Torres dos Reis

    ResponderExcluir

Contribua deixando seu comentário.