sexta-feira, 16 de novembro de 2012

13 dicas para alcançar seus objetivos em 2013


Por Roselake Leiros, Administradores.com


No tempo da tecnologia, da comunicação, do imediatismo, pular sete ondas, guardar sementinhas ou simplesmente querer, não é o bastante. É verdade que todos nós somos potencialmente capazes de realizar muito, mas também é mais do que sabido que para realizar, ser mais feliz no amor, ter mais dinheiro no bolso e saúde para dar e vender ou qualquer que seja seu objetivo, é preciso determinar uma estratégia, fazer um balanço do ano que passou e definir um caminho certo para realizar estas ações de mudanças.
Para obter sucesso em todas as promessas que serão feitas na virada do ano é fundamental saber como alcançá-las e entender que tudo depende exclusivamente de você e do seu potencial. Para ajudar aqueles que desejam concretizar seus objetivos amorosos, profissionais e materiais em 2013, listo 13 dicas:

Roda da Vida – Verifique como foram as realizações de cada área de sua vida no ano que passou, dando notas de 0 à 10 para elas: saúde, carreira, família, afetivo, espiritual, lazer, finanças e contribuição, por exemplo. Caso você não tenha realizado tanto quanto gostaria, avalie, aprenda com o seu passado e invista nas áreas mais deficitárias, pois o equilíbrio gera fluidez na vida e também siga adiante com a sua melhor energia.

Futuro – É você quem cria o seu futuro. Num primeiro momento sonhe ilimitadamente, depois planeje sua realização positivamente. Um objetivo deve ser específico, mensurável, alcançável, relevante e com tempo de realização determinado. Caso seja muito grande, segmente-o. Crie um passo a passo escrito, e só depois do primeiro esboço pare para avaliar e tornar sua realização ainda mais palpável.

Valorize suas qualidades – Todas as pessoas possuem qualidades, pontos fortes e você não é diferente de ninguém. Dê valor ao que há de melhor na sua personalidade, no seu jeito de ser, sua beleza física. Mostre para o mundo que você se ama e se reconhece capaz de alcançar o que deseja. Se você não se dá o valor devido, ninguém irá reconhecer você.

Reconheça seus defeitos – Pontos fracos não são motivos de vergonha, mas também não precisam ser evidenciados, exaltados. Assuma-os, pontue-os e faça uma analise para buscar melhorá-los a cada dia. Você irá se sentir melhor e conviver melhor com as pessoas que lhe cercam.

Stop – Aprenda a falar "não" para as pessoas e colocar limites assertivamente. Deixe claro para cada um quais são os limites de relação entre vocês, esta dica vale para colegas de trabalho, família e até para namorados (as). Sacrifícios para ajudar o outro, acaba gerando a expectativas de um retorno ou mesmo reconhecimento da outra pessoa, o que pode nunca acontecer e isso vai gerar a sensação de ser injustiçado ou o julgamento do outro ser ingrato.

Relacionamentos – Evite relacionamentos destrutivos, analise criticamente cada envolvimento e perceba se a pessoa pode realmente lhe ajudar a alcançar seus objetivos. Se você concluir que a pessoa não irá lhe acrescentar em nada, e que até pode atrapalhar as suas realizações, caia fora rapidinho, mas elegantemente, é claro.

Pense positivo – Se as metas do seu dia não foram alcançadas, no dia seguinte comece tudo novamente com pensamento positivo, mas avalie se será necessário alguma mudança. Ser negativa (o) atrasa a realização das coisas boas, afasta as pessoas de você e não contribui para o seu crescimento.

Amizades – Os amigos também são importantes na busca das realizações dos sonhos, eles são um grande incentivo nos momentos de cansaço ou desânimo. Cultive amigos verdadeiros, cuide dos velhos amigos e busque novas amizades e reserve sempre um tempo exclusivo para eles.

Família – A família é a base do crescimento de cada um, desta forma é essencial que o relacionamento entre você e as pessoas que dormem e acordam na mesma casa seja saudável. Tem alguma coisa que ficou mal entendida? Converse e resolva. Nunca ouviu falar que antes de estar bem fora de casa é preciso ter harmonia familiar?

Hobbies – Pratique atividades que você gosta e que irão proporcionar prazer, lazer e distração, assim você terá mais disposição e alegria para os dias difíceis. Se você gosta de caminhar faça um tempo e dedique-se a você tornando isto um bom hábito.

Críticas – Analise cuidadosamente as críticas que devem ser consideradas e as que devem ser ignoradas, pois podemos e devemos aprender de tudo. Receba-as para construir, utilize-as para fazer um balanço e analisar possíveis melhorias.

Motivação –  Pergunte-se "Por que eu quero isso? O que isto me proporciona de tão importante que me faz caminhar todos os passos necessários para essa realização? Isso é importante, é o seu combustível.

Comemore – Comemore a cada conquista e realização, você merece. Um brinde a vida!

Roselake Leiros é coach de carreira e de vida, com mais de 13 mil horas de atendimento. Consultora, palestrante, especializada em desenvolvimento humano. Programação Neurolinguística (Master/Trainer), certificada por Deborah Epelman, Robert Dilts e outros. Coaching Integrativo e Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional certificada por Bern Iserd. Roselake Leiros é diretora da CrerSerMais – Desenvolvimento Humano. 

http://www.administradores.com.br/informe-se/cotidiano/13-dicas-para-alcancar-seus-objetivos-em-2013/67859/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.