segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O profissional do futuro é o profissional gentil

Queremos mudanças o tempo inteiro, mas que de preferência os outros a promovam. É muito mais cômodo esperar de braços cruzados do que tomar a iniciativa e transformar qualquer coisa que seja – mesmo que seja melhor para nós mesmos.
Desejamos empresas mais humanas, justas e que ofereçam um ótimo ambiente para se trabalhar. Precisamos que nossos colegas e líderes estejam prontos a nos escutar, nos desculpar, nos incentivar e nos deixar livres para produzir de acordo com nosso roteiro. "Queremos profissionais capazes de se relacionar com outras pessoas". Esse é o discurso de praticamente todos os Gerentes de Recursos Humanos dessa geração. E o tal do "homem gentil" que dizia Datrino? Onde ele está? Quando chegaremos nesse "futuro"?

Essas respostas já existem. É preciso conscientizar os profissionais de todas as áreas que a gentileza no trabalho é uma ferramenta indispensável para o sucesso, e que não podemos mais abrir mão dela. E sabe por quê? Porque esse "futuro" já chegou, e nós devemos ser aquele "homem gentil". Porém, por vários motivos óbvios e profissionais, praticar a gentileza não está entre nossas principais prioridades, e por isso acabamos hostilizando as pessoas ao nosso redor.
Trata-se de atos impensados que quando nos damos conta, "pimba", fomos grosseiros e deixamos de lado os "pilares" básicos que sustentam a gentileza no dia a dia profissional. Os valores como: a solidariedade, tolerância, respeito, amizade, confiança, saber ouvir e paciência estão cada vez mais ausentes no dia a dia corporativo.

Numa visão bastante arrojada e, ao mesmo tempo leve, seria correto considerar a gentileza sinônimo da ética. Sendo mais claro, se todos esses valores estiverem juntos e concentrados na realidade cotidiana de uma empresa, podemos dizer que seria um local de trabalho gentil. E para que isso aconteça, existe um método próprio e inovador, capaz de transformar e trazer soluções surpreendentes para as equipes e empresas de qualquer porte e setor.
Gentileza gera gentileza. E a prova que temos de que essa afirmação é cada dia mais valorizada e implantada nas empresas é que, a série de treinamentos "Gentileza no Trabalho", foi reconhecida como o melhor programa de gestão de pessoas do Brasil, com o "Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2012", iniciativa da ABRH Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e que, de uma forma ímpar, valorizou a importância da gentileza na vida profissional de todos nós.
Quando falamos que o "homem do futuro" já somos nós, é porque realmente devemos acreditar na força que existe dentro de cada um, dentro do principal capital de qualquer empresa e, principalmente, naquilo que energiza essa força: a gentileza.



2 comentários:

  1. Olá amigos do Educa Mais Brasil, me chamo Ricardo e estou com uma dúvida algumas dúvidas sérias sobre o programa.

    Bom, eu iria me inscrever no semestre passado, mas daí eu li que a pessoa deveria estar a pelo menos 6 meses sem estudar, o que me levou não me inscrever, pois estava fazendo faculdade na PUCRS. Mas daí o que ocorre é o seguinte:

    Eu acabei DESISTINDO do meu curso na PUCRS em JUNHO deste ano (2012) e NÃO EFETUEI MATRÍCULA PARA ESTE SEMESTRE QUE ESTAMOS (de Julho até Dezembro).....porém.....eu só efetuei o trancamento do curso NO FINAL DE AGOSTO (dia 31). Então, uma de minhas dúvidas é, O QUE ESTÁ VALENDO? O dia em que me NÃO EFETUEI a matrícula (que em dezembro fechará 6 meses) ou o DIA em que TRANQUEI A FACULDADE??

    Outra dúvida que está me deixando muito apreensivo, são as informações sobre QUANDO efetuar a inscrição no Programa Educa Mais Brasil, pois já tentei VÁRIAS VEZES entrar em contato pelo telefone informado e a mensagem é sempre a mesma: NÃO ESTÁ RECEBENDO LIGAÇÕES, e notem, que essa mensagem era dada INCLUSIVE nos últimos dias que antecediam o prazo final para a última inscrição no Educa Mais Brasil, portanto, simplesmente NÃO CONSIGO SABER NADA A RESPEITO pois não consigo ENTRAR EM CONTATO COM NINGÚEM do Educa Mais Brasil e preciso saber QUANDO preciso fazer a inscrição......ANTES de terminar o prazo dos 6 meses sem estudar, ou DEPOIS???????

    Obs: a caixa alta que estou usando no texto NÃO significam gritos, eu apenas uso essa grafia para ENALTECER a palavra ou expressão que desejo dar maior ênfase no decorrer do texto.

    Continuando com minhas dúvidas, fazer o ENEM é fundamental OU NÃO? Quanto de vantagem terá quem fez o exame com relação aos que não fizeram?

    O curso que eu vou fazer, vai custar QUASE R$1500,00 (SEM a bolsa do Educa Mais Brasil), e eu ganho APROXIMADAMENTE (descontando aqui e ali) uns R$900,00. Por favor, eu peço humildemente, teria como ter PELO MENOS uma previsão se eu seria contemplado? Peço isso pois se vcs me disserem que eu DIFICILMENTE conseguirei, eu já posso ME PREPARAR espiritual, financeira e psicologicamente para TENTAR pagar o curso (ou não), ao invés de ficar AGUNIADO (como estou nesse semestre) e esperançoso esperando por algo que NÃO VIRÁ.

    E a última: tem limite de IDADE?

    Por favor TIREM ESTAS DÚVIDAS TERRÍVEIS que eu tenho.

    Peço-lhes desculpas por estar perguntando tanto, mas é como eu falei EU NÃO CONSIGO FALAR COM NINGUÉM PELO TELEFONE (pelo menos por meio de CELULAR) e só faltam mais QUATRO MESES até o final do ano, e meu nervosismo está aumentando cada vez mais por estar simplesmente "BOIANDO" sem nenhum acompanhamento e/ou ajuda.

    Muito obrigado por lerem e parabéns pela iniciativa divina de ajudar aqueles que não possuem condições, a realizar o tão sonhado Curso Superior.

    Não vou deixar email aqui pois não gosto de deixar emails em lugar algum (a não ser algum cadastro de currículos), por isso, podem responder aqui mesmo por gentileza, pois estarei TODOS OS DIAS dando uma olhada NESTE POST (o qual estou comentando) para ver se tem resposta.

    Mais uma vez parabéns e obrigado por tudo, aguardarei anciosamente a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bom?
      Ricardo, o prazo será contado a partir do momento em que trancou a faculdade.
      Você poderá realizar a sua inscrição em nosso site, mas lembrando que o perfil de contemplação é direcionado para pessoas que estão 6 meses sem estudar.
      O ENEM é utilizado como um critério de desempate entre os candidatos aprovados. Caso não tenha realizado o mesmo, deixe o campo em branco.
      Em relação ao prazo de contemplação, não existe uma data determinada, pois as vagas são distribuídas de acordo com as disponibilidades que a instituição de ensino oferece.
      Ao realizar a sua inscrição, você poderá acompanhar o o mesmo através do Portal do Aluno ou entrando em contato com a nossa central de atendimento.
      Em caso de dúvidas, pedimos que entre em contato com a nossa central através de um nº fixo ou público. O atendimento pode demorar um pouco devido ao fluxo de ligações.
      Abraços, Equipe Educa Mais Brasil.

      Excluir

Contribua deixando seu comentário.