Quem já foi aprovado no
vestibular, muito provavelmente ouviu da família ou de uma ex-professora, ainda
na comemoração da conquista, algo mais ou menos assim: "Parabéns! Mas,
olha, entrar na faculdade é fácil. Difícil mesmo é sair!".
Durante
os três primeiros dos quatro anos que passou no curso de Publicidade e
Propaganda, a pernambucana Virgínia Ramos nunca conseguiu entender muito bem o
que haveria de ser tão complicado na graduação, como lhe advertiram ainda no
Ensino Médio. Afinal, foi morar fora de casa, tornou-se mais independente,
conheceu gente nova e – principalmente – não teve mais que fazer exames de
Física, Química e Biologia!
Uma
hora, entretanto, a situação se complicou. "No sexto período, comecei a
cursar a disciplina do projeto. De lá até a apresentação do trabalho final foi
só estresse. No fim, o curso foi ficando cansativo e ninguém aguentava mais.
Todo mundo só queria saber de sair da faculdade logo", conta a
publicitária.
O
tal projeto a que Virgínia se refere é uma espécie de estudo preliminar que, na
maioria das instituições de ensino, os estudantes precisam produzir antes de
realizar o temido Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC. Essa
fase, ao contrário do que a maioria pensa, pode ser menos martirizante. Fácil,
evidentemente, não será. Mas, com a ajuda de algumas regras básicas, diversos
obstáculos podem ser evitados, deixando o caminho a ser percorrido mais
tranquilo.
Primeiros
passos
Se o trabalho começa
bem, é provável que também termine bem. Por isso, antes de começar a produzir o
TCC, duas tarefas são fundamentais: definir um tema e preparar um bom projeto,
que sirva – de fato – como um guia. Nele deverão estar especificadas questões
importantes, como o assunto, os objetivos e o cronograma de atividades.
Para
preparar o projeto, no entanto, é preciso definir o tipo de trabalho que será
realizado. Dependendo do curso e da instituição de ensino, o TCC pode ser uma
produção científica, uma atividade prática ou um estudo de caso. O professor
Gildásio Mendes Filho, co-autor do livro "Como fazer monografia na
prática", lembra que "há uma confusão muito grande nas instituições,
porque cada curso tem a sua regra para a realização de TCC". Por esse
motivo, é importante que o aluno se certifique dos padrões exigidos por sua
faculdade, sob o risco de ter, no futuro, que voltar ao estágio inicial por
inadequação às regras.
Escolhido
o tipo de trabalho, a próxima tarefa é definir o tema. Esse passo é simples,
porém, delicado. Decidir o que abordar leva pouco tempo, mas uma má decisão
pode atrapalhar bastante o andamento da produção. "Se a escolha do tema é
bem-feita, o trabalho acontece de maneira suave, sem obstáculos, e o seu
desenvolvimento passa a ser bem mais agradável", afirma a professora
Raquel Polito no livro "Superdicas para um Trabalho de Conclusão de Curso
nota 10".
A
autora lembra ainda que ter interesse real no assunto a ser abordado facilita a
realização da tarefa. "Muitas vezes, ficamos horas pensando em um tema
genial e nos esquecemos de que não existe a menor relação entre ele e a área de
estudo em que estamos inseridos", afirma Raquel.
A
formulação de um problema do qual se possa partir é outro pré-requisito muito
importante. De acordo com o professor Antonio Carlos Gil, autor do livro
"Como elaborar projetos de pesquisa", fazer-se perguntas é
fundamental. "De modo geral, inicia-se o processo da pesquisa pela escolha
de um tema, o que, por si só, não constitui um problema. Ao formular perguntas
sobre o tema, provoca-se sua problematização", afirma.
O
último passo dessa fase prévia é a escolha do orientador. Aqui, o conselho de
Gildásio é optar pelo professor da disciplina em que o assunto definido se
encaixa. "Se, por exemplo, um aluno vai fazer um trabalho em Microeconomia
e escolhe um professor que é especialista em Macro, ele vai ter dificuldades
porque o professor pode não ter segurança para orientar", explica.
Afinidade
pessoal também é um ponto a ser levado em conta na hora de escolher o
orientador. Mas Gildásio lembra que isso não deve ser mais importante do que a
competência. "Quando eu estava fazendo minha dissertação de mestrado,
lembro que fui apresentar meu projeto ao professor e ele simplesmente o rasgou
bem no meio e me disse: 'leva a metade e faz o teu projeto'. Na hora, eu me
senti agredido. Mas depois refleti e vi que, antes, eu havia mesmo sido muito
prolixo", conta o professor.
Mão na massa
Com tema, projeto e
orientador definidos, a hora é de arregaçar as mangas e começar a trabalhar.
Nessa fase, organizar o tempo é fundamental, principalmente nos casos em que é
necessário dividir o dia entre os estudos e uma atividade profissional.
"Um
bom início para o desenvolvimento do seu trabalho é imaginar como ele será
realizado até o final. Antes de começar a escrever os textos, vislumbre como
será o sumário. Considere todos os pontos que você deseja abordar. Por mais que
esse sumário seja alterado, ele será o seu fio-condutor e você terá um
raciocínio lógico a seguir", explica Raquel Polito.
Durante
a produção do texto, também é importante prestar atenção em quesitos técnicos
como ortografia, coesão entre as distintas partes e adequação às normas da
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas regras determinam como o
trabalho deve ser organizado por meio de indicações para o uso de citações e a
apresentação das referências bibliográficas, por exemplo.
Trabalhar
com uma metodologia bem definida é outro facilitador na produção do TCC,
principalmente quando é necessário fazer um estudo mais aprofundado. Como
explica o professor Antonio Gil, "a pesquisa é desenvolvida mediante o
concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos,
técnicas e outros procedimentos científicos".
Apresentação
Texto
pronto. Acabou? Ainda não. Vem aí o grand finale, que é a apresentação. Não
vamos dizer aqui para não ficar nervoso ou nervosa. Afinal de contas, esse é um
momento importantíssimo na vida de qualquer pessoa. A banca entenderá a
ansiedade e qualquer professor com o mínimo de bom senso sabe da tensão que
envolve uma defesa. O nervosismo exacerbado, entretanto, pode dificultar sua
exposição e passar aos avaliadores uma impressão errada sobre o seu trabalho.
Montar
um roteiro em uma apresentação de Power Point ou mesmo em um papel já ajuda. É
importante, porém, estar ciente de que aquilo é apenas um guia. Simplesmente
ler o que está escrito vai aparentar falta de domínio sobre o trabalho e
insegurança. Outra dica é treinar. "Até hoje, eu planejo minhas palestras,
calculo o tempo e falo para mim mesmo. E aí eu vejo como posso ampliar ou reduzir",
conta o professor Gildásio.

E,
se você fez tudo direitinho, é só comemorar!
COMO DEFINIR UM TEMA
Passo 1 – Definir a grande área com a qual você
tem afinidade: por exemplo, Marketing.
Passo 2 – Escolher uma vertente da grande área
com a qual você mais se identifica, levando em conta a relevância e a
viabilidade de realização do trabalho: Marketing de Guerrilha.
Passo 3 – Delimitar um contexto específico
para trabalhar o tema: mercado digital.
Passo 4 – Definir uma abordagem: O uso do
Marketing de Guerrilha na construção de novas marcas no mercado digital.
Fonte: Administradores
Adorei as dicas, estou no 3º periodo do curso de ciências contábeis, mas levarei estas dicas para o meu TCC.
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