terça-feira, 25 de setembro de 2012

5 motivos para errar mais

Por: Universia Brasil, Universia.com.br 


Existe uma convenção que diz que falhar é, em geral, um dos principais problemas das pessoas. Seja na vida pessoal, acadêmica ou na carreira, as pessoas não gostam nem de pensar em fazer algo de errado. No entanto, ninguém é capaz de negar o quanto as pessoas podem aprender com as falhas. É claro que o sucesso também ensina, mas as experiências negativas trazem uma carga de aprendizado muito grande para as suas atitudes. 
Isso não significa que você deve falhar de propósito, deixando projetos inacabados ou fazendo as coisas sem a motivação e o empenho necessários. O ideal é que você se dedique 100% àquilo que está realizando, mas aceite uma falha caso ela apareça em seu caminho. Para ajudar a trabalhar melhor esse processo de aceitação, confira 5 razões pelas quais você deveria falhar mais:

1. Boas ideias são jogos de números
As suas chances de dar de cara com uma boa ideia são muito maiores se as suas opções estiverem abertas, ou seja, quanto mais ideias você colocar no papel, por exemplo, mais fácil será para que você encontre uma realmente boa. Entretanto, para que você encontre uma ideia boa em 100 é necessário que as outras 99 sejam ruins, o que pode ser considerado uma falha.

 2. As falhas oferecem feedback
Se você realiza uma atividade de maneira negativa as pessoas vão devolver essa sensação de alguma forma. Seja por meio de críticas moderadas ou por meio de verdadeiros protestos, o feedback vai chegar até você. E dessa maneira você saberá onde errou e como melhorar.

3. Você melhora com a prática
Depois de falhar algumas vezes você melhora com a simples prática. Isso não significa que você vai se especializar em falhas e sim que você vai aprender a lidar melhor com os problemas causados por elas. Além disso, depois de um tempo você também aprende o que pode ou não dar certo.

4. É impossível alcançar a perfeição
A motivação ideal para fazer as coisas não deve ser a perfeição, já que essa é difícil de alcançar; o que você deve usar como impulso é o desafio. As pessoas se sentem mais felizes quando são desafiadas e você deve manter em mente que falhar é apenas uma consequência do desafio que pode ou não acontecer.


5. Talvez você não esteja falhando tanto quanto pensa
Muitas vezes o medo de falhar funciona apenas como uma limitação. Embora você acredite que não existem chances de ser bem-sucedido no seu projeto, em muitos casos ele é realmente bom e só você não consegue enxergar isso. Antes de dar um projeto por falido, procure pelo menos algumas opiniões.

Um comentário:

Contribua deixando seu comentário.