quarta-feira, 12 de setembro de 2012

33 dicas para resolver problemas



Calma, tem solução!
Para resolver um problema recorremos a ferramentas que dispomos e que podem ser úteis. Você pode, por exemplo, conversar com outras pessoas, escrever possíveis soluções ou separar um tempo para relaxar e refletir. Entretanto, é necessário desenvolver novas ferramentas e estratégias sempre, de forma que elas possam ser usadas para os problemas que surgirem com eficiência e objetividade. A seguir estão 33 dicas que ajudam você nestas situações:

1. Escreva
Escrever é uma ótima maneira de desabafar e colocar os pensamentos em ordem. Fazer isso é muito simples, já que você pode escrever no computador, em um diário ou caderno comum.

2. Leia
leitura pode ser sobre assuntos relacionados ao seu problema ou sobre coisas aleatórias que podem ajudar você a espairecer. Além de distrair, podem também auxiliá-lo para encontrar novas soluções e pensar a partir de diferentes pontos de vista.

3. Peça ajuda
Conversar com pessoas de sua confiança, da família ou amigos é uma maneira de desabafar e encontrar uma alternativa. Essa pessoa pode ter passado pela mesma situação que você e oferecer experiência para ajudá-lo.

4. Converse consigo mesmo
Se não quiser conversar com ninguém sobre o assunto, não deixe de falar. Você pode conversar consigo mesmo, seja em voz alta ou nos pensamentos. É importante que você coloque para fora aquilo que o preocupa.

5. Se isole
Vá viajar ou caminhar. Escolha o lugar certo para que possa meditar e refletir sobre a situação. Isolar-se dos outros pode ser uma solução quando você precisa pensar melhor.

6. Medite
Em isolamento ou no contato com outras pessoas, é importante que você medite. Feche os olhos, foque-se em sua respiração até que você consiga tirar todas as distrações da mente.

7. Use sua intuição
Depois de refletir e ponderar sobre todas as possibilidades, você poderá confiar em sua intuição para tomar a decisão certa.

33 dicas para resolver problemas: 8. Faça um teste
Se você está em dúvida sobre determinada decisão, faça o teste da moeda. Cada lado, cara e coroa, representa uma decisão. Jogue a moeda e fique atento para sua reação. Ela irá mostrar qual é seu verdadeiro sentimento sobre aquele assunto.

 9. Organize as informações
Separe todas as informações relevantes que possui sobre o problema e organize-as para que consiga entender melhor a situação.

10. Faça um diagrama
Você pode fazer um diagrama de seu problema, de forma que consiga visualizar melhor todas as áreas de sua vida e a extensão do problema para você. Dessa forma é possível evitar que a dificuldade seja exagerada em sua mente e não seja resolvida de maneira prática.

11. Procure a terceira opção
Se você se encontra preso entre duas opções ruins, que não gosta, tente achar uma terceira, que pode trazer mais motivação e realização para o problema.

12. Peça por avaliação
Peça que seus amigos ou colegas façam avaliações da situação ou de suas decisões para que você consiga melhorar aquilo que faça e veja pontos de vista diferentes.

13. Liste ideias
Sem compromisso e critério de seleção, escreva livremente várias ideias para resolver o problema. Isso pode ajudar você a chegar a alguma solução inovadora e inesperada.

14. Junte-se com outras pessoas
Você pode listas estas ideias sozinho ou fazer um brainstorm com mais pessoas para resolver o problema juntos.

15. Selecione
Depois de separar as ideias e soluções imaginadas, você deve selecionar uma lista com as 20 ou 10 melhores. A partir dessa seleção vá eliminando as ruins e separando aquilo que parecer mais satisfatório.

16. Saiba o básico
Entender a raiz ou básico do problema é importante, pois ajuda você a se familiarizar com o assunto e encontrar uma solução definitiva, que realmente resolva o problema.

17. Encontre uma nova perspectiva
Se você admira uma pessoa, seja ela famosa ou não, pense em como ela resolveria essa situação. Essa mentalidade pode ajudá-lo a mudar de perspectiva de forma produtiva.

18. Respostas intuitivas
O teste da moeda é uma amostra simples de como você realmente pensa sobre o assunto. Procurar por outras respostas intuitivas como essa é muito importante, pois ajuda você a encontrar uma saída que realmente o agrade.

19. Encontre a essência
Procure identificar a essência do problema, o que ele realmente revela sobre a situação. Isso ajuda você a resolvê-lo e a evitar que ele ocorra novamente.
20. Mude de visão
Dependendo da área em que seu problema ocorre é necessário que você pense a partir de todos os seus papéis, seja como membro de família ou profissional. É importante saber qual é a extensão de sua dificuldade e como ela pode atingir diferentes áreas de sua vida, de maneira que você tenha mais ou menos pressa para resolvê-la.

21. Tutoriais
Problemas mais simples, como alguma peça de precisa de concerto, por exemplo, podem ser facilmente resolvidos se você seguir um tutorial ou guia de dicas que dão diretrizes de como fazê-lo.

22. Descanse
Alguns problemas levam mais tempo para serem resolvidos. Em situações como essas é importante aproveitar os períodos de descanso para conseguir relaxar e raciocinar melhor.

23. Faça outras coisas
Faça outras coisas, envolva-se em atividades diferentes. Fazer isso pode ajudar você a pensar em ideias diferentes.

24. Valorize o silêncio
Aproveite o silêncio para notar seus pensamentos e captar quaisquer pontos negativos que podem estar atrapalhando você.

25. Analise suas suposições
Pensar criticamente em suas suposições é essencial para que você não caia nos mesmos erros novamente.

26. Confira sua lógica
Uma vez que você tenha analisado suas suposições procure pensar na lógica que utilizou para fazê-las. Erros na lógica podem levar a conclusões equivocadas.

27. Reavalie o problema
Será que o problema é realmente tão ruim ou grave assim? Certas dificuldades podem ser facilmente resolvidas se você não der tempo para preocupações maiores.

28. Tentativa e erro
Algumas coisas são resolvidas depois de várias tentativas e consequentes erros, por isso não tenha medo de errar se for necessário para aprender.

29. Protótipo da solução
Faça um protótipo da solução, ou teste, para avaliar se irá realmente funcionar.

30. Visualize
Forme uma imagem mental daquilo que envolve a sua dificuldade. Isso ajuda você a se focar e a encontrar soluções mais objetivas.

31. Códigos visuais
Quando você pensa em seu problema, qual é a primeira coisa que enxerga em sua mente? Identificar esses símbolos pode ajudar você a avaliar o problema de forma diferenciada.

32. Pense exaustivamente
Estabeleça um horário ou período de tempo em que irá pensar ou escrever exaustivamente sobre o problema, esgotando todas as possibilidades e ideias que vierem a sua mente. Depois faça uma pausa, descanse, e leia novamente tudo o que escreveu para conseguir encontrar possíveis pontos fracos ou erros em seu raciocínio.

33. Pergunte para o Google
Simples, prático e rápido, o Google pode mostrar alternativas que ajudam você a resolver o problema ou encontrar pessoas que podem ajudá-lo.

Fonte: Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.