É
possível aprender enquanto dorme? Um estudo do Instituto Weizmann mostra que se
certos cheiros e barulhos rodearem um indivíduo durante o sono, este começará a
suspirar se ouvir o mesmo som outras vezes (mesmo sem o odor que geraria a
reação), esteja dormindo ou acordado. As pessoas podem, portanto, guardar informações durante o período, o que
afeta o comportamento, mesmo inconscientemente.
Durante
os testes, as pessoas dormiam em um laboratório especial onde o estado do sono
era constantemente monitorado. Se acordassem durante os exames, mesmo que por
um momento, eram desqualificadas. Durante o período, um som era exposto,
seguido imediatamente de um odor, agradável ou não. Então um outro som era
tocado, seguido por um odor oposto ao anterior (se era um cheiro bom,
colocava-se um cheiro ruim, e vice-versa).
Durante a
noite, várias combinações eram usadas. Os voluntários passavam a reagir aos
barulhos mesmo sem um odor logo após, dando longos suspiros. No dia seguinte,
as pessoas, já acordadas, ouviam os sons mais uma vez, sem o cheiro que viria
após. Apesar de não terem noção do que se passou com elas enquanto dormiam,
também passavam a suspirar constantemente.
A junção
do som e do odor tem certas vantagens. Nenhum dos sentidos pode acordar o
indivíduo, mas pode gerar reações do cérebro. O odor ainda pode gerar um tipo
de comunicação não verbal, que é o suspiro. Neste caso, durante a soneca ocorre
o mesmo que geralmente ocorre quando a pessoa está acordada. Inspira-se cheiros
agradáveis e se suspende a inalação com um cheiro ruim.
Testes
sobre aprendizagem no sono são notoriamente
difíceis de serem realizados. O pesquisador precisa ter certeza de que o objeto
de estudo realmente dorme e não vai acordar durante os testes. Testes para averiguar
o ensino verbal neste período, por exemplo, nunca conseguiram chegar a um
resultado conclusivo. A falta de dados concretos tem frustrado cientistas que
defendem a importância do sono para consolidação do aprendizado.
Fonte: O GLOBO
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