quarta-feira, 25 de julho de 2012

Fique de olho nas profissões do futuro


Novos cursos estão surgindo para atender as diversas demandas do mercado de trabalho por profissionais especializados. Por isso, novas profissões, podem representar boas oportunidades de trabalho. Pensando nisso separamos algumas profissões do futuro:


Agroecologia
A nova área de ensino pode ser uma saída para suavizar os choques causados pela relação entre agricultor e ecossistemas: a Agroecologia. A proposta do curso caminha ao lado do desenvolvimento sustentável, o objetivo é formar profissionais capazes de encontrar melhores e viáveis soluções para aperfeiçoar o relacionamento do agricultor com a terra. O curso é oferecido nas formas de bacharelado e tecnológico, ambos tem noções de química, biologia, física e disciplinas específicas como extensão rural e sistemas de produção sustentável.

Conselheiro de aposentadoria
O curso ainda não existe, nem mesmo o nome da carreira. Mas o surgimento de profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria é uma tendência apontada pela pesquisa “Carreiras do futuro”, da Fundação Instituto de Administração de São Paulo. O consultor de aposentadoria ensinará a poupar e investir, pensando na idade  ideal para o profissional se aposentar e qual renda é a mais adequada. Ele também ajudará a refletir sobre alternativas de investimento, plano de saúde e até mesmo no retorno ao mercado de trabalho depois de aposentado.

Economia Agroindustrial
O curso de economia agroindustrial nada mais é que um  curso de ciências econômicas com ênfase em agrobusiness, o negócio mais lucrativo do Brasil. A graduação oferece formação teórica econômica, métodos quantitativos e computacionais, princípios de desenvolvimento sustentável, planejamento estratégico e gestão de recursos naturais.

Esporte
O curso de graduação de esporte formará profissionais para atuar no treinamento e iniciação esportiva com equipe de alto nível, o que envolve preparação física, gerenciamento esportivo e organização de eventos na área. O mercado de trabalho para este profissional está em ascenção, isso se deve ao fato de o Brasil ter sido escalado para ser sede de importantes competições. O estudante terá aulas de psicologia do esporte e sociologia do esporte, além de basquetebol, voleibol, futebol núcleo, etc.

Lixólogo
O lixólogo ou gestor de fluxos é uma carreira que aparecerá devido a quantidade crescente de lixo produzido no mundo.  O gestor de resíduos dará uma nova funcionalidade ao lixo, focando na produção de fontes energéticas alternativas, convertendo o lixo em gás ou energias limpas.

Quiropraxia
O curso de quiropraxia ensina a utilizar as técnicas de terapia manual, exercícios e orientação de postura, procurando diminuir a dor e a tensão provocada por lesões ou desgastes do dia-a-dia. A profissão é a 3°  carreira mais procurada na área de saúde nos Estados Unidos e Canadá.  As principais disciplinas cursadas na faculdade são as relacionadas à morfologia humana, biomecânica do movimento e a saúde coletivas.

Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.