quarta-feira, 28 de março de 2012

O Ministro da Educação, Aloísio Mercadante promete avaliar alfabetização


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, prometeu nesta segunda-feira. em São Paulo, criar uma avaliação que medirá a qualidade da alfabetização das crianças aos 8 anos de idade, nos moldes da Prova ABC, iniciativa do Movimento Todos Pela Educação.
A afirmação foi feita durante o lançamento oficial da III Olimpíada de Língua Portuguesa, iniciativa do MEC em parceria com a Fundação Itaú Social, Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Canal Futura.
De acordo com o ministro, o programa Alfabetização na Idade Certa será lançado oficialmente na próxima semana e a primeira edição da prova será aplicada já em 2013.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é aberta a todos os estudantes da rede pública brasileira que cursam do 5º ano do ensino fundamental ao 3º do médio. Eles podem submeter quatro gêneros de textos: poesia (alunos do 5º e 6º anos), memórias literárias, (7º e 8º), crônica (9º do fundamental e 1º do médio) e artigo de opinião (2º e 3º do médio). As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio.
O ministro disse também que o MEC estuda a criação outro programa, o Escola sem Fronteiras, que deverá seguir os moldes do Ciências sem Fronteiras. O novo programa deverá selecionar professores de escolas públicas para aperfeiçoamento em instituições de ponta no Brasil e no exterior.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.