quarta-feira, 21 de março de 2012

Guia de Carreiras


Medicina Veterinária

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animal e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal. Nesse caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano.

O mercado de trabalho
As vagas se concentram na indústria de transformação, tecnologia de produtos de origem animal, o que inclui bovinos, suínos e aves. Outra área em desenvolvimento e que começa a absorver o profissional é a piscicultura, também no Centro- Oeste, além do Sul, do Norte e do Nordeste. O médico veterinário atua nos laboratórios de reprodução assistida e na indústria de vacinas e exames contra doenças bovinas, como a febre aftosa. Por ter o maior número de cabeças de gado, o Centro-Oeste é a região que mais oferece esse tipo de oportunidade. Na clínica e na indústria de alimentos para animais domésticos (rações e insumos), as melhores chances estão nos grandes centros urbanos. Há vagas em granjas, cooperativas e fazendas e, além da suinocultura e avicultura tradicional, cresce a criação de carne de caça, como perdiz, faisão, javali e outros, especialmente nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Alguns estados, como São Paulo e Minas Gerais, possuem leis que obrigam todas as pet shops (lojas de animais e suplementos) a ter um veterinário como técnico responsável, mas este já é considerado um mercado saturado. Outra possibilidade, ainda que com menor número de vagas, é no Exército, no qual o profissional fica responsável pelos cuidados de saúde e alimentação dos animais da tropa. Há também oportunidade de trabalho com animais silvestres, em órgãos como o Ibama, zoológicos, institutos de pesquisa e preservação, e ONGs de proteção animal.

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de São Paulo).

Especialidades:
Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte, Centros de pesquisa, Indústria de produtos para animais, Indústria de produtos de origem animal, Manejo e conservação de espécies, Perícia técnica, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.