terça-feira, 6 de março de 2012

Guia de Carreiras


 NUTRIÇÃO


É a ciência que investiga e controla a relação homem-alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos, entre outros locais. Ele define os cardápios das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes.

O mercado de trabalho
O mercado está aquecido para o nutricionista, especialmente no setor público e nas indústrias. No âmbito federal, há vários programas em andamento. O Sul e o Sudeste do país, em razão da grande concentração de indústrias, ainda são as regiões que mais empregam. Também há considerável oferta de emprego no segmento de alimentação coletiva, que abrange alimentação institucional (restaurante industrial), empresas de tíquete-refeição e de cestas de alimentos (em que uma das funções do nutricionista é fazer o cálculo nutricional dos itens. Redes varejistas, como supermercados, restaurantes, padarias e bufês, contam assiduamente com os graduados. Indústrias alimentícias, costumam abrir vagas para o profissional de desenvolvimento de produto. As melhores oportunidades estão em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, mas é possível encontrar vagas em regiões industriais, como Campinas, no interior de São Paulo, e Camaçari, na Bahia.

Salário inicial: R$ 1.503,27 (44 horas semanais; fonte: Federação Nacional dos Nutricionistas).

Especialidades Controle nutricional, Desenvolvimento de produto, Gastronomia, Marketing, Nutrição clínica, Nutrição esportiva, entre outras.


Fonte: Guia do Estudante

Um comentário:

Contribua deixando seu comentário.