sexta-feira, 30 de março de 2012

Filosofia, saiba mais sobre a carreira.




Filosofia
 é a prática de análise, reflexão e crítica na busca do conhecimento do mundo e do homem. O filósofo dedica-se a investigar e a questionar com profundidade e rigor metodológico a essência e a natureza do universo, do homem e dos fatos. Estuda as grandes correntes do pensamento a obra dos filósofos. Faz reflexões e busca compreensão teórica de conceitos.
O profissional da área tem três campos principais em que pode trabalhar. No campo crítico, ele analisa e julga obras artísticas e literárias, escrevendo artigos para jornais, revistas e outros meios. Com a licenciatura, é possível dar aulas em Ensino Médio, mas é necessário pós-graduação para lecionar em universidades. Por fim, é possível trabalhar também no campo da pesquisa, desenvolvendo estudos acadêmicos sobre diversos temas nas áreas de lógica, filosofia da ciência, ética, estética, filosofia da arte ou da política, entre outros.

O mercado de trabalho para o graduado em Filosofia está bastante aquecido para os licenciados, já que faltam professores para as escolas cumprirem a obrigatoriedade de oferecer a disciplina no currículo do Ensino Médio. A demanda é grande no país, especialmente fora das capitais.

O ensino superior também oferece possibilidades de emprego para quem tem licenciatura na área, já que os mais variados cursos têm aulas de Filosofia, como Jornalismo, Administração, Direito, Ciências Sociais e até Medicina.  Em menor escola, o filósofo encontra oportunidade em entidades que promovem cursos livres e preparam material didático. Também há espaço em jornais, revistas e editoras.

O curso de Filosofia é bastante teórico e o aluno tem de esta preparado para ler e escrever muitas dissertações e monografias, além de participar de seminários e palestras.  No primeiro ano, o currículo é fundamentado em matérias básicas, de introdução. No decorrer do curso, entram as disciplinas temáticas, como história da filosofia, lógica, teoria do conhecimento, filosofia da ciência e filosofia política, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.