terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Guia de Profissões


Arquitetura e Urbanismo

            
          É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra, que vão desde a escolha dos revestimentos até a decoração de interiores. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos, elabora placas de sinalização e logotipos.

O mercado de trabalho
        Os próximos grandes eventos que o Brasil receberá - a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 - ajudam a manter aquecido o mercado imobiliário nacional, e aumentam a procura por arquitetos, em especial nas cidade sede do campeonato mundial, e no Rio de Janeiro, onde se realizará a Olimpíada.
     Os profissionais são contratados por grandes escritórios de arquitetura para atuar no projeto e construção de edifícios e reformas de prédios comerciais e residenciais. Além disso, as obras de infraestrutura, como rodovias, pontes e portos, geram oportunidades para o especialista em projetos, urbanismo e paisagismo nas grandes construtoras e incorporadoras, como Odebrecht e Camargo Corrêa.
         Para o profissional autônomo, as melhores chances estão em projetos para residências. Esse mercado vem crescendo muito, porque os proprietários entendem que o planejamento adequado na construção valoriza o imóvel.
        A maior parte das vagas está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, porém o Nordeste vem acenando com boas perspectivas.        

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

Especialidades:
Arquitetura de interiores, arquitetura industrial, arquitetura verde, paisagismo e ambiente, edificação e construção, restauro de edifícios, urbanismo e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.