quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Guia de Carreiras


CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO


                É o conjunto de técnicas e conhecimentos que possibilitam a criação de programas de informática. O bacharel em Ciência da Computação analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. É ele quem elabora softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações, como os utilizados nas pesquisas espaciais e na medicina genética. Presente em todos os setores da economia, também dá assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet. Em indústrias e institutos de pesquisa, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.

O mercado de trabalho
           As oportunidades de emprego para os profissionais da área de Tecnologia da Informação estão muito boas. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2008 o setor teve um déficit de 100 mil trabalhadores. Uma parte dessa carência ainda não foi suprida. Daí o bom momento do mercado que os bacharéis encontram. Apesar disso, as melhores chances ocorrem por meio de estágio. Esses bacharéis são contratados para atuar no desenvolvimento de aplicativos para web, de softwares e jogos, entre outros. O Sudeste concentra a maior parte das empresas de Tecnologia da Informação, por isso as melhores oportunidades de emprego estão nessa região.

Salário inicial: R$ 1.105,00 (analista de sistemas; fonte: Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Rio de Janeiro).

Especialidades:
Banco de dados, Marketing e Vendas e Suporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.