quarta-feira, 27 de julho de 2011

A organização evita o stress pré-vestibular.


Faltam quatro meses para o início da maratona de vestibulares do país. Para alguns candidatos, parece haver tempo de sobra para colocar em dia todo o conteúdo cobrado nos exames. Não é bem assim. Deixar os estudos para a última hora prejudica, é claro, o rendimento na prova e pode levar o vestibulando ao clássico quadro de stress pré-vestibular. O mal acomete estudantes nos meses de setembro e outubro, período em que são realizadas inscrições e provas das principais instituições de ensino superior.
Faltando pouco tempo para a temporada de inscrições e provas, ainda há tempo para correções de comportamento. Para fugir dos stress e seus efeitos colaterais como olheiras gigantes, brigas com pais, irmão e namorados –, a solução é planejamento, apostam os especialistas. Ou seja: programar o quê, como e quando estudar. O planejamento traz ainda um bônus: garante ao candidato tempo e disposição para manter uma rotina saudável, com momentos para o lazer e o relaxamento.
A psicóloga e psicopedagoga Ana Cássia Maturano explica por que os meses que antecedem o vestibular são mesmo marcados por stress. "Nessa fase, o estudante percebe que está prestes a empreender uma importante mudança", diz.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.