sexta-feira, 6 de maio de 2011

NOVO PLÁSTICO CONSEGUE REPARAR ÁREAS DANIFICADAS

Carros arranhados e sapatos surrados poderão se transformar, em breve, em coisas do passado. Cientistas criaram um revestimento plástico 'autorreparável' que desaparece com marcas e deformações em segundos. Melhor ainda, não importa quantas vezes a área é danificada — ela se recupera sempre que há um dano. Basta aplicar um pouco de luz ultravioleta.

Cientistas da Western Reserve University (EUA), desenvolveram um plástico feito de longas cadeias de hidrocarbonetos colados uns nos outros por peças de metal. Quando o material é iluminado por luz ultravioleta, o metal se aquece e o plástico derrete, desaparecendo com qualquer arranhão ou deformidade.

Os pesquisadores acreditam que a nova tecnologia poderá ser usada para fabricar bolsas, móveis, janelas, pisos, pneus e até óculos — poupando gastos e frustração na hora de consertar coisas estragadas. Em testes de laboratório, riscos profundos feitos no material com uma lâmina levaram menos de um minuto para se restaurarem.

Quando a luz ultravioleta é desligada, o revestimento de plástico solidifica-se de novo e toma aparência de ‘novo em folha’. "Criamos um material que consegue se desfazer quando exposto à luz. Quando isso acontece, as moléculas preenchem a parte danificada e o sistema se cura", disse o engenheiro Stuart Rowan, líder da pesquisa. 

Com o tempo, acredita Rowan, os sistemas de lavagem de carro poderão ser equipados com luz ultravioleta. Assim, além de limpos, os carros sairiam com tinta e polimento perfeitos.


                                                                                                   Fonte: Veja